O renascer de um espírito? Alfa Romeo 4C

O renascer de um espírito? Alfa Romeo 4C

50% dos petrolheads têm um novo carro preferido: Alfa Romeo 4C.

Bem sabemos que um desportivo não se faz só de cavalos e cilindrada. Vejamos o exemplo da Lotus que sempre foi uma marca direccionada para o prazer de condução: motores centrais relativamente pequenos para carros muito leves e tracção traseira. Esta já é uma fórmula vencedora, agora surge o Alfa Romeo 4C, que tem exactamente a mesma filosofia mas com uma melhoria: o charme italiano.

0-100km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 258 km/h. Apesar destes números serem consequência da engenharia aplicada ao Alfa Romeo 4C, são a parte menos interessante deste novo Alfa. Morta a curiosidade, passemos ao que de facto interessa.

Fabricado recorrendo a tecnologia com o pedigree da Fórmula 1, este novo Alfa Romeo 4C conta com um monocoque em fibra de carbono que dará uma rigidez inabalável mesmo nas tensões provocadas por uma condução muito dinâmica.

Alfa-Romeo-4C_7

O motor 1.7l de 4 cilindros com injecção directa, turbo-comprimido a 200 bar, entrega toda a sua potência às rodas traseiras através de uma caixa de 6 velocidades com dupla embraiagem. Aliando os incríveis 895 kg do conjunto aos 240cv do motor central, é possível obter 1,1 G de aceleração lateral e 1,25 G de desaceleração. Para segurar o seu feliz dono, o 4C conta bacquets feitas com couro antideslizante e com os devidos apoios lombares.

A tecnologia DNA (Dynamic, Normal e All weather) proporciona alterações das configurações de suspensão, velocidade de resposta do motor e direcção, tudo à distância de um botão. A configuração atual é mostrada no painel digital que substitui todos os manómetros analógicos. Informação como a aceleração lateral, RPM’s e pressão do turbo também estará presente.

Alfa-Romeo-4C_1

Porque é que o Alfa Romeo 4C é novo carro preferido de apenas 50% dos petrolheads? Bem…aliado às formas quase pornográficas e prestações de fazer os super-desportivos mais crescidos tremer, chega também a conhecida fiabilidade da Alfa, que nos últimos tempos muito tem melhorado. Resta saber se o Alfa Romeo 4C é um bom ou mau exemplo.

Quando foi apresentado em 2011, no salão de Genebra, com a promessa de ser leve, rápido e relativamente barato, toda a gente duvidou. Era a típica venda da banha da cobra dos italianos aos turistas. Agora fomos todos surpreendidos quando é anunciado um mini-superdesportivo por 65 000€! Disponível em Portugal já este mês.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter