Notícias MINI de cara lavada. Conhece o novo logótipo da marca

Marcas

MINI de cara lavada. Conhece o novo logótipo da marca

O novo logótipo MINI é definido como uma junção entre a tradição e o futuro da marca. Ainda que com um estilo mais minimalista, é fácil reconhecer a marca.

O primeiro MINI surgiu em 1959, e o seu logótipo estava longe de ser o que conhecemos hoje. Os modelos Morris Mini-Minor e Astin Seven, produzidos pela  British Motor Corporation (BMC), foram os primeiros a sair da linha de produção, mas o ícone britânico esteve no mercado até ao ano 2000, data em que o grupo BMW adquire a marca e inicia o processo de evolução da MINI tal como a conhecemos hoje.

O primeiro logótipo da marca Morris era representado por um boi vermelho e três ondas azuis — o símbolo da cidade de Oxford — que aparecia dentro de um círculo com duas asas estilizadas para a esquerda e para a direita.

Em contrapartida o Austin Mini, que surge a partir de 1962, exibia um logótipo hexagonal acima da grelha do radiador, mostrando a inscrição e o emblema da marca.

A partir de 1969, altura em que passou a ser produzido exclusivamente na fábrica de Longbridge no Reino Unido, recebeu pela primeira vez a designação Mini, com um emblema clássico de design abstrato que não tinha semelhança com os símbolos originais. O chamado Mini escudo permaneceu em uso durante décadas, sendo o seu design adaptado diversas vezes.

RELACIONADO: Mini Remastered. Parece um Mini clássico? Então vê o interior

Em 1990, uma nova geração do Mini recebe uma vez mais um novo logótipo, retornando ao design tradicional e com foco nos méritos desportivos até então alcançados. Uma roda cromada com asas estilizadas surgiu em vez do boi e das ondas, e a inscrição vermelha “MINI COOPER” apareceu com uma coroa verde sobre um fundo branco.

mini cooper logotipo

Em 1996, esta variante foi aplicada aos outros modelos com um fundo modificado e a inscrição “MINI”.

Apenas alguns anos depois, durante os preparativos de relançamento da marca — que hoje pertence ao BMW Group — o design do logótipo mais recentemente usado para o Mini clássico foi tomado como base e consistentemente modernizado. O MINI moderno apareceu com um logótipo de design tridimensional com a inscrição da marca em branco contra um fundo preto. O círculo cromado e as asas estilizadas permaneceram inalterados por quase 15 anos e tornaram o símbolo mundialmente familiar.

mini logotipo
Em cima o novo logotipo da marca, em baixo o logotipo anterior.

O novo logótipo pretende assim destacar elementos estilísticos da fase inicial do Mini clássico com uma aparência orientada para o futuro.

A nova interpretação do logótipo assume a forma de um design reduzido que se concentra no essencial, mantendo-se familiar, com as letras maiúsculas no centro. Baseia-se no estilo tridimensional de representação que existe desde o relançamento da marca, em 2001, aplicando isso a uma forma de expressão visual conhecida como “design plano” que integra os elementos gráficos principais.

O novo logótipo MINI é mais simples e mais claro, abandonando os tons cinza e concentrando-se apenas no branco e preto, pretendo demonstrar a clareza da nova identidade da marca e o seu carácter, refletindo assim um compromisso claro com a tradição da marca britânica, que agora se estende por quase 60 anos. Estará presente em todos os modelos MINI a partir de março de 2018, aparecendo no capot, na traseira, no volante e no comando da chave.

Sabe esta resposta?
Através de uma nova parceria da MINI com a Great Wall, os modelos da marca poderão a vir ser produzidos...
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O teu próximo MINI poderá ser «made in china»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O teu próximo MINI poderá ser «made in china»