Notícias Novo Lexus NX (2022). Tudo o que mudou no SUV mais vendido da marca japonesa

Apresentação

Novo Lexus NX (2022). Tudo o que mudou no SUV mais vendido da marca japonesa

A marca premium japonesa atualizou profundamente o Lexus NX, o seu modelo mais vendido. Novas tecnologias ao serviço da segurança e do conforto, design melhorado e uma nova versão PHEV.

Novo Lexus NX 2022

É talvez o lançamento mais importante do ano para a Lexus. Desenvolvido com base na plataforma TNGA-K, o novo Lexus NX vem substituir um modelo que desde o seu lançamento, em 2014, já acumulou mais de 140 mil unidades vendidas na Europa.

Por isso, mais do que operar uma grande revolução no Lexus NX (2022), a marca premium do grupo Toyota preferiu melhorar todos os aspetos do NX de forma muito concreta.

Do interior ao exterior, passando pelas tecnologias e motorizações, a Lexus mudou tudo sem alterar a essência do seu SUV mais vendido na Europa.

VEJAM TAMBÉM: Lexus congelou um LC 500 Cabriolet durante 12 horas e depois foi conduzi-lo
Gama Lexus NX

Exterior com novidades

Esteticamente, a dianteira mantém o ”ar de família” da Lexus, com a grelha de grandes dimensões a captar as atenções e novos faróis dianteiros com tecnologia FULL LED.

Já na traseira o SUV nipónico segue duas tendências cada vez mais em voga na industria automóvel: os faróis traseiros unidos por uma barra luminosa e a substituição do logótipo pelo lettering com o nome da marca.

O resultado é um novo Lexus NX que não rompe com o seu antecessor, mantendo as principais soluções estéticas, mas que resulta num modelo mais moderno.

Interior focado no condutor

No interior, o NX estreia o novo conceito ”Tazuna” no qual o tabliê está pensado e direcionado para o condutor. O maior destaque vai, sem dúvida, para o novo ecrã de 9,8″ que surge no centro do tabliê e que, nas versões de topo, cresce para as 14″.

Lexus NX interior

Trata-se de um sistema multimédia completamente novo e que traz consigo um novo sistema de comandos por voz “Hey Lexus”, que permite aos passageiros interagir com o modelo através comandos vocais de forma natural. Segundo a Lexus, a velocidade de processamento deste novo sistema multimédia é 3,6 vezes mais rápida e, como seria de esperar, é também compatível com o Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Além da preocupação com a tecnologia pura, a Lexus afirma continuar a apostar na vertente humana. Uma aposta que segundo a Lexus se traduz em materiais e superfícies que devem agradar a todos os sentidos.

Mas as novidades não ficam por aqui. Há um novo quadrante 100% digital no painel de instrumentos e um sistema de head-up display de última geração com 10″ de tamanho.

 

Ainda no campo da tecnologia, o novo Lexus UX apresenta-se com as cada vez mais comuns entradas USB-C e com uma plataforma de carregamento por indução que, de acordo com a marca japonesa, é 50% mais rápido.

Relativamente à segurança, o novo Lexus NX 2022 também conhece uma importante evolução. A marca japonesa escolheu este modelo para estrear o seu novo sistema Lexus Safety System +, a nova geração do cluster de sistemas de apoio à condução da Lexus.

Lexus NX 2022
Lexus NX 450h+ e NX 350h

Híbrido plug-in em estreia

No total, o novo NX apresenta-se com quatro motorizações: duas puramente a gasolina, uma híbrida e outra, a grande novidade, híbrida plug-in (PHEV).

Começando precisamente por essa, a versão NX 450h+ PHEV, recorre a um motor 2.5 a gasolina que surge associado a um motor elétrico que impulsiona as rodas traseiras e lhe confere tração integral.

Lexus NX 450h+
Lexus NX 450h+

O resultado final são 306 cv de potência. A alimentar o motor elétrico está uma bateria de 18,1 kWh que permite ao Lexus NX 450h+ uma autonomia em modo elétrico de até 63 km. Nesse modo elétrico a velocidade máxima fixa-se nos 135 km/h. Já os consumos e emissões anunciados ficam-se por menos de 3 l/100 km e menos de 40 g/km (valores finais ainda não foram certificados).

VEJAM TAMBÉM: Toyota RAV4 Plug-in. Quase 100 km sem gastar gasolina na cidade

A versão híbrida NX 350h (não plug-in) conta com um motor 2.5 associado ao conhecido sistema híbrido da Lexus, para uma potência total de 242 cv. Neste caso temos uma transmissão e-CVT e podemos usufruir de tração integral ou dianteira. Face ao modelo anterior o tempo dos 0 aos 100 km/h desceu para os 7,7s (uma melhoria de 15%) graças ao aumento da potência em 22%, mas ao mesmo tempo, anuncia emissões de CO2 inferiores em 10%.

Lexus NX 350h
Lexus NX 350h.

Por fim, há ainda duas motorizações a gasolina destinadas sobretudo aos mercados da Europa de Leste, conhecidas como NX250 e NX350.Ambas recorrem a um quatro cilindros em linha. No primeiro caso este abdica do turbo, tem 2.5 litros de capacidade e 199 cv. Já o NX 350 vê a cilindrada descer para os 2.4 litros, ganha um turbo e oferece 279 cv. Nos dois casos a transmissão está a cargo de uma caixa automática de oito relações e o binário é enviado às quatro rodas.

O novo Lexus NX 2022 deverá chegar a Portugal ainda antes do final ano. Os preços ainda não foram divulgados.