Notícias Finalmente revelado. Os cinco principais destaques do novo Ford Focus

Apresentação

Finalmente revelado. Os cinco principais destaques do novo Ford Focus

Vinte anos depois do lançamento do primeiro Ford Focus, foi hoje apresentado o novo Ford Focus (4ª geração). Segundo a marca, o novo Ford Focus foi desenvolvido de raíz e é o "mais completo e competente de sempre em termos técnicos".

Ford Focus

A Ford fez hoje a estreia mundial ao público do novo Ford Focus (4ª geração). Um modelo que volta a apostar forte nos conteúdos tecnológicos e nos sistemas de apoio à condução. Neste artigo vamos conhecer os cinco principais destaques do novo Ford Focus, apresentado nos formatos berlina (hatchback) de cinco portas, carrinha (Station Wagon) e berlina de quatro portas (Sedan) — este último não deverá chegar ao mercado nacional.

Quanto a versões, à semelhança do que já acontece com o novo Ford Fiesta, a gama do novo Ford Focus terá disponível as seguintes versões e níveis de equipamento: Trend (acesso à gama), Titanium (nível intermédio), ST-Line (mais desportivo), Vignale (mais sofisticado) e Active (mais aventureiro).

novo ford focus 2018
A família completa.

Feita esta breve apresentação, vamos aos principais destaques do novo Ford Focus: Design, interior, plataforma, tecnologia e motores.

Design: centrado no ser humano

Segundo a Ford, o novo Ford Focus marca uma evolução na linguagem de design da marca e foi concebida para oferecer uma experiência de utilização “centrada no ser humano”. Motivo pelo qual os engenheiros da marca dedicaram parte do seu trabalho à procura de soluções de funcionalidade.

Faz swipe na galeria de imagens:

Face à geração atual, o novo Ford Focus apresenta uma silhueta mais dinâmica, fruto do posicionamento mais recuado dos pilares A e do próprio habitáculo, do aumento da distância entre eixos em 53 mm, da possibilidade de adoção de jantes de maior dimensão, e da frente e da dianteira totalmente redesenhada.

Sem perder os ares de família, a grelha de generosas dimensões com o formato que a Ford nos tem vindo a habituar, insere-se agora de forma mais contundente entre os grupos ópticos horizontais, que tal como as luzes traseiras, encontram-se posicionados nos limites da carroçaria para realçar a largura do veículo e aumentar a percepção de dinamismo.

Interior: upgrade no novo Ford Focus

Tal como o exterior, também o interior obedeceu à filosofia de design centrada no ser humano.

A Ford afirma ter feito um upgrade não só no design do interior, através de linhas mais simples e superfícies mais integradas, mas também na qualidade dos materiais.

novo ford focus 2018
O interior do novo Ford Focus (versão Active).

As zonas onde tradicionalmente confluem diferentes estruturas e materiais, simplesmente desapareceram.

Para aumentar a sensação de requinte a Ford foi ainda buscar inspiração ao mundo da joalharia. Uma inspiração patente nos revestimentos das portas e nas saídas da ventilação adornadas com pormenores decorativos em vidro polido e acabamentos escovados.

Faz swipe na galeria de imagens:

Nas versões Vignale, destacam-se os acabamentos com efeito de madeira de grão fino e o couro premium, enquanto as versões ST-Line apresentam acabamentos desportivos com efeitos de fibra de carbono e costuras a vermelho; por sua vez, as versões Active distinguem-se por materiais e texturas mais robustos.

Plataforma totalmente nova

Quando foi lançado à 20 anos, um dos destaques da primeira geração do Ford Focus era a competência do seu chassis, desenvolvido sob orientação de Richard Parry Jones.

Hoje, 20 anos depois, a Ford volta apostar forte neste campo.

O novo Focus é o primeiro veículo globalmente desenvolvido com base na nova plataforma C2 da Ford. Esta plataforma foi concebida para garantir níveis de segurança superiores e oferecer mais espaço interior aos modelos do segmento médio da marca, sem causar impactos negativos nas dimensões exteriores, bem como melhorar significativamente a aerodinâmica com vista à redução dos consumos.

Em comparação com o Focus anterior, o espaço ao nível dos joelhos foi aumentado em mais de 50 mm, totalizando agora 81 mm — um valor que segundo a Ford, é o melhor da classe. Também o espaço ao nível dos ombros foi aumentado em quase 60 mm.

Sabias que...
Desde a primeira geração Focus em 1998, a Ford já vendeu perto de 7 000 000 de unidades Focus na Europa e mais de 16 000 000 em todo o mundo.

Face à anterior geração, a rigidez torcional do novo Ford Focus foi aumentada em 20 por cento, enquanto a rigidez das ancoragens individuais da suspensão foram incrementadas até 50 por cento, reduzindo as flexões da carroçaria e, assim, oferecendo um melhor controlo dinâmico.

Em termos de suspensões, o novo Ford Focus também estará bem servido nas versões mais potentes, graças ao recurso a uma nova subestrutura dedicada à suspensão traseira independente de triângulos duplos e braços assimétricos. Uma solução que permitirá otimizar, em simultâneo, o conforto e a capacidade de resposta do Focus em condução desportiva. Nas versões menos potentes (1.0 Ecoboost e 1.5 EcoBlue), que não terão de lidar com andamentos tão vivos, a suspensão traseira terá uma arquitetura de barras do torção.

Para já, a versão mais desportiva será a ST-Line.

Esta evolução ao nível do chassis e suspensões é reforçado com a primeira aplicação da tecnologia Ford CCD (Controlo Contínuo do Amortecimento) no Focus, que monitoriza, a cada 2 milissegundos, as reações da suspensão, carroçaria, direção e travões, ajustando a resposta do amortecimento para obter a melhor resposta.

O novo Ford Focus estreia também o programa de Controlo de Estabilidade Ford, desenvolvido internamente pela marca e afinado especificamente para o Focus. Além de interferir com a entrega de potência (ESP) e com o controlo das suspensões (CCD), este programa recorre ainda ao sistema de Controlo de Vetorização de Binário (Torque Vectoring Control) e direção com Compensação da Força da Direção (Torque Steer Compensation).

Tecnologia: para dar e vender

O novo Ford Focus introduz a mais vasta gama de tecnologias da história da marca — superando inclusivamente o Ford Mondeo — ao adotar tecnologias de Nível 2 de automação.

No seu conjunto, a gama de tecnologias do novo Ford Focus inclui:

  • Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora reforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, para lidar sem esforço com o pára-arranca do trânsito;
  • Sistema Ford de Faróis Adaptativos com a nova função Preditiva de iluminação em curva (utiliza a câmara frontal) e sensível à sinalização, que pré-ajusta os padrões dos faróis e melhora a visibilidade ao monitorizar as curvas na estrada e – em estreia na indústria – os sinais de trânsito;
  • Sistema Ativo de Assistência ao Estacionamento 2, que agora opera automaticamente a caixa de velocidades, a aceleração e a travagem de forma a proporcionar manobras 100% autónomas;
  • O primeiro sistema Head-up display (HUD) da Ford disponibilizado na Europa;
  • Assistente de Manobras Evasivas, uma tecnologia que representa uma estreia no segmento, ajudando os condutores a contornar veículos mais lentos ou que estejam parados, evitando, dessa forma, uma potencial colisão.

Em termos de dispositivos de segurança, estes são os principais destaques — estando disponíveis de série ou como opcional, dependendo das versões.

novo ford focus 2018
Interior do novo Ford Focus.

Em termos de dispositivos de conforto, a lista também é extensa. Na Europa a Ford vai disponibilizar um sistema de hotspot WiFi móvel (FordPass Connect) que além de permitir ligar até 10 dispositivos, vai ainda permitir:

  • Localizar o veículo num parque de estacionamento;
  • Fazer a monitorização do estado do veículo à distância;
  • Trancar/destrancar as portas remotamente;
  • Arranque à distância (nos modelos com caixa automática);
  • Funcionalidade eCall (chamada de emergência automática em caso de acidente grave).

Ainda neste campo, destaque também para o sistema de carregamento de telemóveis por indução — uma tecnologia que não é propriamente nova no segmento.

Em termos de infotainment, contamos com o sistema SYNC 3, apoiado por um ecrã tátil de oito polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar, e compatível com Apple CarPlay e Android Auto™. Adicionalmente, o SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphones conetados, utilizando apenas comandos vocais.

Imagem do sistema de infotainment SYNC3.

As versões mais equipadas poderão ainda contar com um sistema de som de alta fidelidade B&O Play, que oferece 675 W de potência distribuída por 10 colunas, incluindo um subwoofer de 140 mm, montado na bagageira, e um altifalante de frequências médias no centro do tablier.

Os motores do novo Ford Focus

A gama de motores do novo Ford Focus contemplam os motores Ford EcoBoost, a gasolina, e Ford EcoBlue, a gasóleo, em diversos patamares de potência — como veremos mais adiante — e todas cumprem as normas Euro 6, calculadas com base no novo método de medição de consumos WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure).

RELACIONADO: WLTP. Tudo o que precisa de saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões

O famoso motor Ford EcoBoost de 1.0 litros estará disponível nas versões de 85, 100 e 125 CV, e o novo motor EcoBoost de 1.5 litros é proposto nas variantes de 150 e 182 CV.

Versão Vignale a «céu aberto».

Do lado dos Diesel, o novo EcoBlue de 1.5 litros é proposto nas variantes de 95 e 120 CV, ambas com 300 Nm de binário, e emissões de CO2 previstas de 91 g/km (versão berlina de cinco portas). O motor EcoBlue de 2.0 litros desenvolve 150 CV e 370 Nm de binário.

Todas estas motorizações contam de série com sistema Start-Stop, e deverão alcançar consumos reais inferiores à geração precedente, uma vez que o novo Ford Focus é até 88 kg mais leve que a geração atual.

Quando é que o novo Ford Focus chega a Portugal?

O início da comercialização do novo Ford Focus em Portugal está agendada para o mês de outubro. Ainda não são conhecidos os preços para o mercado nacional.

Sabe esta resposta?
Qual a origem do 2.5 e cinco cilindros da segunda geração do Ford Focus RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto