Notícias Novo BMW M5 F90 todos (mas mesmo todos!) os detalhes

Apresentação

Novo BMW M5 F90 todos (mas mesmo todos!) os detalhes

Após especulação atrás de especulação já temos todos os números oficiais do novo BMW M5 e informação sobre todo o arsenal que traz para enfrentar a concorrência.

BMW M5

Finalmente! O mais recente membro da saga M5 foi finalmente apresentado. Já sabemos do que é feito e que trunfos apresenta para enfrentar os seus rivais. E a principal novidade é mesmo o facto do F90, a mais recente geração do BMW M5, ser o primeiro dos M5 com tração integral.

Sim, sabemos que os únicos M com tração integral até agora eram os inapropriados X5M e X6M – modelos que não são propriamente membros de pleno direito do clã M. Mas para o M5 são prometidas grandes coisas. Denominado M xDrive, este sistema de tração integral permite não só distribuir a potência entre o eixo dianteiro e traseiro como traz um diferencial ativo no eixo traseiro para conferir tração em todo o tipo de condições climatéricas e pisos. Mas este sistema tem mais truques na manga…

Em combinação com o DSC (Controlo Dinâmico de Estabilidade), o condutor do M5 tem à sua disposição cinco modos de condução. E o mais extremista ou lúdico de todos, permite desconectar totalmente o eixo dianteiro, tornando o M5 um puro RWD, destruidor de pneus e rei dos driftsporque não há máquina mais hilariante para drifts e burnouts que uma berlina com quase cinco metros de comprimento e 1930 kg de peso…

BMW M5 First Edition

Graças ao M xDrive, o novo BMW M5 oferece verdadeiras características de condução como um tração traseira, assim como estabilidade direccional e controlo significativamente melhorados até ao limite da performance, mesmo quando conduzido em condições adversas como chuva ou neve.

Frank van Meel, Diretor da Divisão M

O novo BMW M5 tem 600 cv! Fim de discussão.

Além da grande novidade da tração total, o outro grande destaque é a potência oficial. Esqueçam as especulações dos últimos tempos, que iam de um razoável aumento de 15-20 cavalos sobre o M5 atual até valores como 670 cavalos! São mais 40 cv que o antecessor e iguala a potência do M5 30 Jahre (30º aniversário). O motor é uma evolução do 4.4 litros V8 bi-turbo do antecessor:

BMW M5
  • Capacidade: 4395 cm3
  • Configuração : 8 cilindros em V
  • Potência: 600 cv disponíveis entre as 5600 e 6700 rpm
  • Binário: 750 Nm disponíveis entre as 1800 e 5600 rpm

Para transmitir os 600 cv (agora) às quatro rodas, a nova super-berlina prescinde da caixa de dupla embraiagem do antecessor e vem equipado apenas com uma caixa automática de oito velocidades denominada M Steptronic.

Resumidamente temos uma berlina com 1930 kg – menos 15 kg que o antecessor, apesar da tração às quatro -, 600 cv, 750 Nm, oito velocidades e quatro rodas motrizes. Estes ingredientes e números traduzem-se em performances explosivas.

Os 100 km/h são alcançados em apenas 3.4 segundos – cerca de meio segundo menos que o anterior M5 30 Jahre e 0.9 segundos que o M5 -, os 200 km/h em 11.1 segundos. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 250 km/h, mas o limite pode ser elevado até aos 305 km/h caso optemos pelo M Driver Package.

BMW M5

No outro extremo da performance temos a eficiência, com o novo M5 a apresentar um consumo médio de 10.5 l/100 km e emissões CO2 de 241 g/km. Pois, pois…

Eficazmente ligado ao solo

O chassis do BMW M5 beneficia do recurso à plataforma CLAR – mais rígida e mais leve que a sua antecessora. Recorre às mesmas soluções do Série 5, mas aqui alteradas e optimizadas para lidar com muito mais potência e outro tipo de esforços como elevadas acelerações laterais.

À frente temos um esquema de duplos triângulos sobrepostos e atrás um esquema multilink com cinco pontos de apoio. Componentes únicos para o BMW M5 podem ser encontrados na traseira, com reforços adicionais e suportes transversais em alumínio, aumentando assim a rigidez das ligações da suspensão. Curiosamente, as alterações levaram a um ligeiríssimo aumento da distância entre eixos em sete milímetros.

BMW M5 First Edition

O M5 F90 também tem à escolha dois sistemas de travagem. De série vem com pinças pintadas a azul com seis pistões à frente e um atrás. Em opção, estão disponíveis discos em carbono-cerâmica, com as pinças a virem num tom dourado e a reduzir em 23 kg as massas não suspensas.

Para rematar, as rodas, naturalmente, são de dimensões XXL. De série são de 19 polegadas com pneus à frente com as medidas 275/40 R19 e atrás 285/40 R19. Em opção jantes de 20 polegadas estão disponíveis com pneus à frente com medidas de 275/35 R20 e atrás 285/35 R20.

BMW M5 First Edition

 

Fibra de carbono também está presente

Como já referimos, apesar de vir com um eixo motriz adicional e todo o peso que tal acarreta, o novo BMW M5 consegue ser mais leve que o seu predecessor. Tal deve-se não só à plataforma CLAR, como também ao recurso de materiais mais exóticos. O M5 recorre a um novo capot em alumínio e o teto passa a ser em fibra de carbono. Segundo a BMW, também o sistema de escape contribuiu para a dieta, comportando as típicas quatro saídas traseiras.

BMW M5

O novo modelo pode ser já encomendado a partir de setembro e as entregas iniciar-se-ão na primavera de 2018. O início de carreira do modelo será marcado pelo lançamento de uma edição especial inicial – BMW M5 First Edition – limitada a apenas 400 unidades globais. Destaca-se pela cor da carroçaria – Frozen Dark Red Mettalic da BMW Individual.

BMW M5