Notícias O legado Z continua! Tudo o que precisas saber sobre o Nissan Z Proto

Revelação

O legado Z continua! Tudo o que precisas saber sobre o Nissan Z Proto

Para já, é apenas um protótipo. Mas mesmo assim, há motivos de sobra para rejubilarmos com as primeiras imagens do Nissan Z Proto, o sucessor do atual Nissan 370Z.

Nissan Z Proto

“Bom trabalho Nissan”, exclamou o mundo inteiro, em uníssono, perante as imagens do novo Nissan Z Proto — se não foi assim, foi quase.

Volvida mais de uma década desde o lançamento do último Nissan 370Z — e mais de 50 anos desde o lançamento do primeiro membro da família Z (o Nissan 240Z) — uma das siglas mais respeitadas na história da marca japonesa está de volta. E as primeiras indicações são animadoras.

Nissan Z Proto. Coragem da Nissan

Numa indústria com cada vez maiores constrangimentos, lançar um desportivo desenvolvido de raiz é um ato de coragem e amor aos automóveis. E os responsáveis da Nissan mostraram ter estes dois ingredientes em doses substanciais — a Toyota não foi tão longe com o Toyota Supra.

Antes de falarmos do motor — já lá vamos… — vamos primeiro olhar para este Nissan Z Proto. Vale a pena, não achas?

As linhas do Nissan Z Proto não deverão estar muito distantes do modelo de produção. Apesar do visual moderno, o seu design é uma viagem pela história dos Nissan Z.

A sua carroçaria em amarelo é uma homenagem ao primeiro 240, enquanto que o capot alongado, os formato dos faróis LED arredondados e a grelha quadrada vão beber inspiração a outros membros da família Z. Até há um emblema “Fairlady Z” na traseira.

Na traseira, é inegável a inspiração no Nissan 300ZX dos anos 90.

Felizmente, nem tudo são reminiscências do passado. A carroçaria recorre a alguns painéis em fibra de carbono, temos dois orgulhosos escapes na traseira, e umas bem conseguidas jantes de 19 polegadas.

Na frente, a grelha quadrada será o elemento que menos consensos reúne. Relativamente a proporções, este Nissan Z Proto é ligeira maior que o atual Nissan 370Z.

O que achas deste Nissan Z Proto? Deixa-nos a tua opinião na caixa de comentários.

Motor da «velha guarda»

No coração do Nissan Z Proto está um motor V6 alimentado por um par de turbos. Como é um protótipo, não foram anunciadas especificações, mas podemos avançar hipóteses.
O candidato mais provável será o bloco que encontramos nos Infiniti Red Sport, portanto, é possível que a potência do novo Nissan Z supere a barreira dos 400 cv.

Electrificação? Nem sinal dela. Caixa manual? Obviamente.

No interior, os mostradores analógicos que marcam a atual geração 370Z deram lugar à digitalização, mas não integralmente. No topo do tablier há três mostradores «retro». Temperatura do líquido de refrigeração, óleo e pressão na admissão?

Este acréscimo de potência — a confirmar-se — será um enorme «upgrade» face ao atual Nissan 370Z, que desenvolve “apenas” 332 cv de potência.

Com mais de 400 cv de potência o novo Nissan, será certamente capaz de colocar muitas questões aos seus mais diretos rivais: o Toyota Supra e o Porsche 718 Cayman.

Quando é que chega a Portugal?

ATUALIZAÇÃO [12:00, 16/09/2020]: É oficial. O novo Nissan Z não vai chegar a Portugal

Outra pergunta para a qual ainda não há resposta definitiva. Deveremos ter de aguardar até ao final de 2021 para ver a versão de produção deste Z Proto, e até 2022 para ver o novo Nissan Z nas estradas nacionais — e também no canal de Youtube da Razão Automóvel.

Uma espera que será relativamente longa, mas que nos mostra que a paixão pelos automóveis continua bem viva. Este Nissan Z Proto é a confirmação disso mesmo. Os desportivos ainda preenchem o coração dos aficionados e também a mente dos responsáveis das marcas.