Notícias SUV 100% elétrico com base no Nissan Leaf a caminho?

Antevisão

SUV 100% elétrico com base no Nissan Leaf a caminho?

A nova geração do Nissan Leaf está a poucas semanas de distância. Mas o novo Leaf não deverá ser o único elétrico a caminho.

Nissan TeRRA 2012

O mercado denota atualmente uma forte inclinação para carroçarias mais volumosas e com altura ao solo acrescida. Aparentemente tudo o que leve com a etiqueta de SUV ou Crossover parece estar condenado ao sucesso. Será que a receita funcionará para os elétricos?

Aparentemente é o próximo filão a ser explorado pelos construtores. O Jaguar I-Pace, o Mercedes-Benz EQ ou o Audi e-tron casam as zero emissões com o “fato” da moda, na esperança de conseguir maximizar as vendas e, sobretudo, a rentabilidade – um assunto sempre delicado quando se fala de elétricos. Como é observável, apesar de mais caros que os carros dos quais derivam, pouco importa para o sucesso crescente dos SUV e Crossover.

Também a Nissan parece ter um SUV elétrico na agenda. A poucas semanas de ser conhecido a nova geração do Nissan Leaf, chega a notícia de que a marca japonesa registou o nome Terra no registo de patentes malaio já durante este mês.

Nissan TeRRA, 2012

Por si só, não significa que esteja um novo SUV elétrico pronto a sair com esse nome. Mas a Nissan já recorreu a este nome antes. Terra foi precisamente o nome escolhido para um concept de 2012, apresentado no Salão de Paris. E como podem ver nas imagens, trata-se de um SUV e para mais, também 100% elétrico.

O Nissan Terra recorria ao grupo motriz do primeiro Leaf para motivar o eixo dianteiro, adicionando um sistema fuel-cell a hidrogénio e dois motores traseiros, capacitando o protótipo de tração total.

A semente está plantada. Sabe-se que a base da nova geração do Leaf originará mais veículos elétricos e o Terra – um SUV -, seria o mais provável dos candidatos a ver a luz do dia. Um novo concept poderá servir de antecipação do novo modelo.

Estima-se que o novo Nissan Leaf tenha o potencial de 500 km de autonomia, graças à opção de um conjunto de baterias de 60 kWh. Algo que poderá não ser replicável pelo Terra, considerando o seu formato, muito menos dado a atravessar o ar com o mínimo de resistência possível.

Atualmente, a Nissan além do Leaf comercializa outros dois elétricos – uma carrinha de mercadorias e outra de transporte de passageiros -, ambos derivados da NV200. A marca promete ainda mais elétricos para um futuro próximo.

Sabe esta resposta?
Qual o elétrico que destronou o Lamborghini Huracán Performante no circuito de Nürburgring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

NIO EP9. Mais rápido que o Lamborghini Huracan Performante no Nürburgring