Notícias Segunda Guerra Mundial está no Museu do Caramulo e é um sucesso

Exposição

Segunda Guerra Mundial está no Museu do Caramulo e é um sucesso

A guerra, felizmente, já terminou há 80 anos, mas o Museu do Caramulo relembra-a na exposição "A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores".

A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores - exposição
© Pedro Vieira / Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo está a registar um momento marcante. A exposição “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, inaugurada a 2 de agosto, assinala os 80 anos sobre o final do maior conflito da história. E na sua primeira semana, já atraiu mais de duas mil visitas.

Com mais de duas décadas de preparação, a compilação única de quase 40 veículos militares originais é agora apresentada ao público pela primeira vez. Nela estão incluídos tanques, veículos blindados, de transporte de tropas, motos, bicicletas e outras raridades, como um Volkswagen anfíbio e uma moto com lagartas.

Não admira que a exposição se estenda por 1500 m2 e por dois edifícios. A sua disposição tenta recriar com o máximo realismo o ambiente dos vários cenários de operações e também inclui centenas de artefactos originais.

Comum a todos os veículos e objetos em exposição está o facto de ajudarem a contar histórias de coragem, resistência e inovação tecnológica de ambos os lados do conflito.

Entre uniformes, equipamentos e peças de propaganda, todos os visitantes poderão encontrar peças oriundas dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, União Soviética, Itália, Japão e até de Portugal, revelando a dimensão global da guerra e o papel de todas as frentes.

Outro dos pontos altos da exposição é a experiência de Realidade Virtual, criada especialmente para esta mostra. Através dela, os visitantes poderão ser transportados para cenários emblemáticos da Segunda Guerra Mundial, proporcionando uma imersão inédita no contexto histórico.

A maior e mais imersiva exposição do género em Portugal

A organização destaca que esta é a maior exposição alguma vez realizada pelo Museu do Caramulo, não só em dimensão e investimento, mas também pelo esforço humano envolvido. Para receber todo o espólio, foi adaptado um novo hangar que acrescentou cerca de 900 m2 ao espaço de exposição.

Esta mostra conta com o apoio do Ministério da Cultura, do BPI | Fundação “la Caixa”, da Câmara Municipal de Tondela e do Canal História, podendo ser visitada todos os dias até 19 de outubro deste ano.

A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores - banner
© Museu do Caramulo

Salvador Patrício Gouveia, presidente do Museu do Caramulo, sublinha que o objetivo é “criar uma proximidade inédita com a Segunda Guerra Mundial, ajudando a compreender os esforços e sacrifícios suportados por quem viveu ou participou num dos momentos mais decisivos da nossa História”.