Notícias Híbridos Toyota e Honda são tão poupados como o melhor Tesla Model Y

Mercado

Híbridos Toyota e Honda são tão poupados como o melhor Tesla Model Y

A Tesla comparou os custos de utilização (TCO) do Model Y com a concorrência. Valor residual do Toyota RAV4 e Honda CR-V é uma vantagem.

A Tesla acaba de publicar o seu relatório de impacto ambiental de 2024. Fechados os números do ano passado, a marca liderada por Elon Musk reivindica que, através dos seus produtos, conseguiu evitar a emissão de 32 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.

Relativamente ao impacto da produção de baterias, revelou também que 77% dos seus fornecedores estabeleceram como meta atingir a neutralidade carbónica (sem especificar uma data). Além disso, foi ainda acrescentado que os materiais reciclados pela marca em 2024 seriam suficientes para produzir o equivalente a 64 mil baterias.

O relatório tem ainda uma parte totalmente dedicada à segurança, onde afirma que os condutores que utilizam o sistema Autopilot têm até 10 vezes menos propensão para acidentes.

Mas uma das partes mais interessantes, sobretudo para o consumidor final, diz respeito aos custos reais de utilização ou TCO (total cost of ownership). Uma métrica usada sobretudo pelas frotas empresariais para calcular os custos reais de utilização de uma viatura considerando: depreciação, seguros, impostos, manutenção, pneus, combustível, etc.

Neste relatório de sustentabilidade, o Tesla Model Y é comparado com três dos seus principais concorrentes: Toyota RAV-4, Honda CR-V e BMW X3. A Tesla recorreu à versão mais eficiente do seu Tesla Model Y, a Long Range RWD. Ainda assim, regista-se um empate técnico com os modelos japoneses.

Volvidos cinco anos e 96 mil quilómetros, os números são estes: o custo por quilómetro entre estes três modelos é muito similar. O BMW X3 é o que fica pior na fotografia.

Apenas o BMW X3 — o relatório não avança qual a motorização do SUV bávaro este estudo diz respeito — apresenta um custo de utilização muito superior em todos os parâmetros.

Vantagem nipónica?

A vantagem dos modelos japoneses poderá estar no recurso às motorizações híbridas, capazes de circular mais de 60% do tempo em modo elétrico. A depreciação, no caso da Toyota, é também a mais baixa dos modelos em análise, de acordo com o relatório da marca.

Um relatório que poderá ter valores diferentes, de acordo com cada mercado, tendo em consideração a realidade fiscal de cada país ou da existência de incentivos à compra de veículos eletrificados. O relatório completo de sustentabilidade de 2024 da Tesla pode ser consultado aqui.