Notícias Prazos de entrega descontrolados levam Xiaomi a sugerir o impensável

Indústria

Prazos de entrega descontrolados levam Xiaomi a sugerir o impensável

O prazo de entrega do Xiaomi SU7 já supera um ano e está a deixar muitos clientes insatisfeitos, ao ponto do CEO recomendar… a concorrência.

Xiaomi YU7 - 3/4 de frente
© Xiaomi

O novo Xiaomi YU7 é um sucesso. O interesse gerado após a apresentação do novo SUV elétrico foi tal que, em apenas 18 horas, o modelo registou cerca de 240 mil encomendas no mercado chinês (o único onde é vendido, por agora). Para comparação, a Tesla vendeu pouco mais do que isso na China… ao longo de seis meses.

De tal forma tem sido a procura que a marca não está a conseguir acompanhá-la, ao ponto de já estar a condicionar as próprias vendas. Segundo a aplicação da Xiaomi, o prazo de entrega após a encomenda do YU7 já chega às 60 semanas… Mais de um ano. Começa a parecer-se com o prazo de entrega de um supercarro.

Xiaomi YU7 - 3/4 de traseira
© Xiaomi

Se não quiser esperar, compre na concorrência

O prazo de entrega demasiado longo do Xiaomi YU7 poderá travar, em parte, o sucesso previsto. Se alguns clientes são compreensivos e estão dispostos a esperar, por outro lado, há cada vez mais clientes a mostrarem a sua insatisfação: o SUV elétrico chinês já figura entre os 20 modelos com mais reclamações em algumas plataformas chinesas.

Se ter procura acima da oferta é o que a indústria costuma chamar de “um bom problema”, neste caso está a tomar proporções nada desejáveis ao ponto de Lei Jun, o diretor-executivo da Xiaomi ter recomendado… irem à concorrência:

“Se precisa de comprar um carro rapidamente, outros veículos (…) produzidos na China são muito bons.”

Lei Jun, CEO da Xiaomi

Não se ficou pela recomendação geral e especificou vários modelos como o XPeng G7, o Li Auto i8 — ainda envolto em controvérsia —, mas também o americano e principal «inimigo», o Tesla Model Y.

Xiaomi YU7 - interior
© Xiaomi Interior do

O Xiaomi YU7 era um dos modelos mais antecipados do ano na China, depois do enorme sucesso que já tinha sido amealhado pelo SU7, a berlina.

Desta herdou o estilo, mas ao adotar o formato SUV, oferece ainda mais espaço e tem fortes argumentos contra o seu principal rival, o Tesla Model Y. Entre eles, o preço inferior (começa por pouco mais de 30 mil euros) e oferece uma autonomia superior. Conheça o YU7 em mais detalhe:

Vem para a Europa?

A China é, para já, o único mercado onde o Xiaomi YU7 é comercializado, mas a expansão para outros não está descartada. Antes disso, o construtor terá de dar vazão à procura.

Sabe esta resposta?
Sabe o que significa “SU” no Xiaomi SU7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabe o que significa “SU” no Xiaomi SU7? Veja a resposta