Notícias Ofensiva continua e há mais duas marcas chinesas a caminho de Portugal 

Mercado

Ofensiva continua e há mais duas marcas chinesas a caminho de Portugal 

A ofensiva chinesa no mercado automóvel europeu e nacional ganha ímpeto. As próximas protagonistas a chegar a Portugal são a Omoda e a Jaecoo.

Omoda 5 dianteira
© Omoda

Já é difícil contá-los pelos dedos das mãos. Há cada vez mais construtores chineses a ampliarem os seus horizontes até Portugal e este ano vamos adicionar mais dois nomes à lista: Omoda e Jaecoo, ambas sob a alçada da Chery Automobile.

Ambas chegaram à Europa em 2024 e partilham mais do que a origem — partilham também plataformas, concessionários e uma aposta exclusiva em SUV. A estreia foi feita com o Omoda 5, disponível com motorizações a gasolina e elétrica, e com o Jaecoo 7, disponível com motorizações híbridas plug-in e a gasolina.

Omoda 5 traseira
© Omoda Omoda 5 causou impacto imediato no mercado espanhol.

Relembramos que o Omoda 5 foi uma das surpresas do mercado espanhol o ano passado. Este ilustre desconhecido chegou, viu e venceu — e continua a surpreender. A combinação de uma motorização a gasolina e um preço contido, permitiu superar em vendas mensais marcas como a Tesla, Jeep ou FIAT. Em 2025 os números de vendas continuam a subir.

Nova ofensiva com foco na eletrificação

E a ofensiva está longe de abrandar. Com as regras das emissões da União Europeia a apertar o cerco aos motores de combustão, a Chery está a acelerar a eletrificação das suas marcas.

Atualmente, 74% das vendas da Omoda e Jaecoo são de modelos com motor a gasolina — uma estratégia eficaz no preço, mas potencialmente penalizadora nas metas de CO₂ impostas por Bruxelas.

O Omoda 9, um SUV híbrido plug-in com 449 cv e mais de 149 km de autonomia elétrica é o primeiro passo para eletrificar a gama e já chegou ao mercado europeu. Será acompanhado brevemente por outro híbrido plug-in, o Omoda 7 — apresentado no Salão de Xangai. O Omoda 5 também verá a gama reforçada com variantes híbridas e elétricas.

Em 2026, está prevista a chegada do Omoda 3, um SUV compacto com três variantes: combustão, híbrida plug-in e elétrica.

Jaecoo 7, frente
© Jaecoo Jaeeco 7 está disponível em Espanha com motorizações a gasolina e híbridas plug-in.

Já o Jaecoo 5, um novo SUV compacto que chega ao mercado europeu no início do verão, está posicionado abaixo do Jaecoo 7 e estará disponível com versões elétricas e híbridas.

Ameaça à BYD?

A Omoda e a Jaecoo somaram 15 799 unidades vendidas na Europa no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Dataforce.

Um valor que representa pouco mais de metade das 28 842 unidades da BYD, mas que revela um crescimento notável. E isto com apenas dois modelos e presença limitada a sete mercados europeus, onde se inclui a Espanha, a Itália e o Reino Unido, que representam a maior fatia das vendas.

Durante 2025, a Chery quer expandir-se para mais 11 mercados europeus, onde se inclui Portugal, França, Bélgica e Alemanha — embora, para já, ainda não se conheça o nome do importador nacional.

A ambição da Chery para a Omoda e a Jaecoo é elevada: espera que vendam globalmente mais de um milhão de unidades até 2030.

Sabe esta resposta?
Em que data foi inaugurada a pista de testes de Nardò?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nardò Technical Center. A pista de testes que se vê do espaço