Notícias Land Rover Defender Works V8 Trophy. Um tributo em forma de veículo e competição

Apresentação

Land Rover Defender Works V8 Trophy. Um tributo em forma de veículo e competição

O Land Rover Defender Works V8 Trophy vai ser produzido em 25 unidades pela Land Rover Classic, e associado a ele vem uma nova competição: o Land Rover Trophy.

Land Rover Defender Works V8 Trophy

O Land Rover Defender Works V8 Trophy é o devido tributo ao legado das expedições que durante mais de duas décadas (1980-1998, 2003 e 2006) levaram Homem e máquina aos seus limites, nomeadamente o Camel Trophy e o seu sucessor, G4 Challenge.

Estas expedições aconteceram um pouco por todo o mundo e tornaram-se famosas pela sua dureza, tanto para os participantes de carne e osso, como para as máquinas em si.

À exceção da primeira edição do Camel Trophy, todas as restantes tiveram o suporte da Land Rover, com praticamente todos os modelos da marca a terem feito parte do evento: desde o Series III, aos Defender 90 e 110, passando pelo Discovery, Range Rover e nem o pequeno Freelander faltou à chamada.

TENS DE VER: Testámos o Land Rover Defender Works V8

Land Rover Trophy

Um novo evento competitivo, o Land Rover Trophy, inspirado pelos que aconteceram no passado, está a ser organizado pela Land Rover para este ano, e será localizado no Castelo de Eastnor, no Reino Unido.

Os participantes contarão com sessões individuais por especialistas que ajudarão a desenvolver capacidades e técnicas de condução extrema nos seus próprios veículos, antes de as colocarem à prova nos vários desafios a ultrapassar.

A parte competitiva do evento traduz-se na conquista de diversos galardões que contribuirão para uma classificação geral, onde o vencedor ou vencedora ganhará um grande prémio (a anunciar dentro de alguns meses). Um evento de características mais extremistas que precisa de um veículo à altura.

Land Rover Defender Works V8 Trophy
VÊ TAMBÉM: Será que aguenta? Novo Land Rover Defender (2020) levado ao LIMITE

Land Rover Defender Works V8 Trophy

Baseado no Land Rover Defender Works V8 (2012-2016), as modificações operadas pela Land Rover Classic para os transformar em Trophy consistem em “armá-los até aos dentes” para ultrapassar todos os obstáculos do evento, tal e qual os Defender que participavam nas expedições de outrora.

O arsenal adicional inclui um guincho dianteiro, rollbar externo, porta-bagagens de tejadilho, proteções inferiores, barra de proteção dianteira, entrada de ar elevada, luzes adicionais em LED e pneus especiais para lama (235/85 R16).

Força não lhe falta. O Land Rover Defender Works V8 Trophy recorre a um V8 atmosférico com 5,0 l de capacidade que debita 405 cv de potência e 515 Nm de binário, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades (ZF). A tração, claro, é integral, estando munido com uma caixa de transferência de duas velocidades, diferenciais dianteiro e traseiro reforçados e um diferencial central autoblocante.

A suspensão é composta por eixos rígidos tanto à frente como atrás, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras. À frente temos ainda uma barra Panhard e braços radiais, enquanto atrás temos um triângulo de suspensão e tirante.

Land Rover Defender Works V8 Trophy

O sentimento nostálgico é dado pela cor escolhida para a carroçaria, Eastnor Yellow (similar à usada no Camel Trophy, por exemplo), que também é a cor escolhida para as jantes em aço reforçado de 16″. Em contraste, os guarda-lamas, capô e tampa da bagageira serão revestidos no tom Narvik Black. O pacote externo é rematado pela presença de faróis LED, grelha dianteira Heritage, o logótipo exclusivo Land Rover Trophy e a informação de participação no evento de cada proprietário.

Por dentro, o couro Windsor é presença dominante, acompanhado por contrastantes costuras amarelas e vem equipado com bancos desportivos Recaro. A destacar ainda o relógio desenhado especificamente por Elliot Brown para o Land Rover Trophy. O “toque” de modernidade é dado pela presença do sistema de infoentretenimento da Land Rover Classic, com navegação integrada e conectividade com dispositivos móveis.

Land Rover Defender Works V8 Trophy Land Rover Defender Works V8 Trophy

Só serão produzidas 25 unidades do Defender Works V8 Trophy (90 e 110 elegíveis), com as encomendas a serem efetuadas diretamente à Land Rover Classic e preços a começar nas 195 000 libras (aprox. 222 600 euros) no Reino Unido para a versão 90.

O preço de aquisição inclui a participação no Land Rover Trophy.

Sabe esta resposta?
O 508 PSE é o Peugeot mais potente de sempre. Quantos cavalos tem?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

508 PSE. Já há preços para o Peugeot de produção mais potente de sempre