Notícias Kia Picanto 2024 ganhou muito mas perdeu um trunfo importante

Preços

Kia Picanto 2024 ganhou muito mas perdeu um trunfo importante

Pronto para fazer frente a todos os desafios urbanos, o Kia Picanto 2024 já pode ser encomendado em Portugal.

© Kia

Cerca de 20 anos depois de ter chegado ao mercado, o Kia Picanto está atualmente na sua quarta geração, apresentada em 2017. Mas agora, tendo em conta a velocidade a que os restantes modelos da marca estão a evoluir, acaba de receber uma atualização que o deixou mais moderno e com um visual mais aproximado do resto da família.

Ainda que se trate do mesmo automóvel, este «esconde-se» por baixo de uma carroçaria atualizada com grupos óticos dianteiros verticais e que estão ligados por uma nova grelha frontal. Atrás, a assinatura visual em LED também é mais moderna e inclui uma ligação horizontal entre os dois grupos óticos.

As jantes com 14″ de diâmetro identificam a versão Urban do Kia Picanto, que é a primeira a chegar ao mercado — a GT-Line, mais equipada e de visual mais desportivo e jantes de 16″, chegará mais tarde.

O Picanto Urban já mostrou estar mais do que pronto para essa função citadina, num breve momento de condução que tivemos oportunidade de efetuar.

Uma única motorização

Ao contrário de que acontecia até agora, o Kia Picanto passa a contar com uma única motorização atmosférica de mil centímetros cúbicos e três cilindros, com 63 cv de potência e 93 Nm de binário. Assistência elétrica? Nenhuma.

Ainda que soe a pouco, é mais que suficiente para a rotina diária em cidade e à volta desta — ajuda ter menos de 1000 kg —, contando de série com uma caixa de velocidades manual de cinco relações. Em opção, há uma automática disponível para facilitar a condução no meio do trânsito.

Isto significa que o Picanto GT-Line perde o anterior 1.0 T-GDI com 100 enérgicos cavalos de potência. Vai deixar saudades. Noutros mercados, como em Espanha, está disponível um 1,2 l atmosférico com 79 cv que poderia mitigar este «golpe», mas não vai estar disponível em Portugal.

Tecnologia e segurança

No habitáculo do Kia Picanto é a tecnologia que representa a maior novidade, com o ecrã tátil no centro do tabliê a conquistar a nossa atenção. Além do sistema de navegação e de outras soluções de conectividade, tem também Apple CarPlay ou Android Auto, apesar da ligação ainda ser efetuada por cabo.

O painel de instrumentos é totalmente digital, ainda que tenha um visual pouco sofisticado. No centro deste, no entanto, está um ecrã monocromático vertical, destinado às informações do computador de bordo.

Além disso, o renovado Kia Picanto já cumpre com as novas regras de segurança da UE, contando com mais assistentes à condução como deteção de atenção do condutor, leitura de sinais de trânsito com indicação dos limites de velocidade ou mesmo o assistente de máximos, entre outros.

Descubra o seu próximo automóvel:

Gama e preços do Kia Picanto

A mais recente atualização do Kia Picanto já está disponível para encomenda no mercado nacional, mas apenas na versão com o nível de equipamento Urban. O GT-Line também faz parte do alinhamento, mas a sua chegada ao mercado está prevista apenas para outubro.

No que diz respeito a preços, o valor base do novo Kia Picanto é de 17 500 euros, sendo que para a versão de caixa automática será necessário adicionar cerca de 1000 euros a este valor. Na fase de lançamento, a Kia tem uma campanha que retira quase 1100 euros ao valor de tabela.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima do Kia EV6 GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estas são as melhores estradas de Portugal? 585 cv do Kia EV6 GT para descobrir