Notícias “Se Portugal fosse um Mercedes, seria um AMG GT”

Mercado

“Se Portugal fosse um Mercedes, seria um AMG GT”

Jörg Heinermann despede-se da presidência da Mercedes-Benz Portugal após o melhor ano de sempre da marca alemã em solo nacional.

Jörg Heinermann

A apresentação dos resultados comerciais da Mercedes-Benz Portugal no início do mês, deverá ter sido o último evento público de Jörg Heinermann enquanto presidente da Mercedes-Benz Portugal. O agora presidente demissionário será substituído por Niels Kowollik no próximo mês de março. Kowollik troca a presidência da Mercedes-Benz Polónia por Portugal, por seu turno Heinermann assumirá funções de direção na sede da Mercedes-Benz em Estugarda.

Para trás ficam dois anos e meio de trabalho intensivo em Portugal. Foi sob a batuta de Heinermann que a Mercedes-Benz alcançou os melhores resultados comerciais de sempre em solo nacional, mas não só. Foi com Heinermann que Portugal ganhou relevo internacional no seio do gigante alemão.

Recordamos que nos últimos anos Portugal foi o centro nevrálgico da marca alemã para muitas acções, entre outras: campanhas internacionais (com o surfista Garrett McNamara), apresentações internacionais e para centro de formação técnico e comercial a nível mundial.

Joerg Heinermann

Mais recentemente — apesar da decisão ter sido tomada pela Daimler — Jörg Heinermann anunciou a criação de um centro de serviços em Portugal, para prestar apoio às oficinas europeias da marca a partir de Sintra. Um centro que empregará, numa fase inicial, entre 25 a 30 pessoas.

Numa altura que é de despedida e de balanço geral, a Razão Automóvel colocou a seguinte pergunta a Jörg Heinermann: se Portugal fosse um Mercedes-Benz, que modelo seria? A resposta foi um contundente “Mercedes-AMG GT!”. Na ótica deste alemão de 47 anos, “Portugal, tal como o AMG GT, não é muito grande… mas é potente (risos)! Portugal é também competente e belo com o nosso desportivo. Portugal só se poderia comparar a um modelo com estas características”, terminou.

2015, o melhor ano de sempre para a Mercedes-Benz Portugal

O ano de 2015 foi o melhor ano de sempre da Mercedes-Benz em Portugal. A Marca da estrela comercializou 13 525 automóveis no ano passado, um crescimento de 32% face a 2014, registando assim um recorde absoluto no mercado nacional. Foi igualmente alcançada uma quota de mercado de 7,6% em Portugal, uma das mais elevadas a nível europeu.

Também a smart, outra marca do Grupo Daimler, atingiu resultados extremamente positivos com uma taxa de crescimento na ordem dos 80%. No total, no ano passado foram comercializadas 2597 unidades smart, correspondendo a 1,5% de quota de mercado, acima do registado em 2014.