Notícias Afinal é verdade: videojogos fazem de ti um melhor condutor

Afinal é verdade: videojogos fazem de ti um melhor condutor

A conclusão é de um estudo levado a cabo pela New York University Shanghai (NYU Shanghai), na China.

Boas notícias para os viciados em consolas e videojogos. Parece que todas aquelas horas “desperdiçadas” a jogar Gran Turismo ou Need For Speed não foram em vão, antes pelo contrário: contribuíram para melhorares a tua condução. Quem o diz é Li Li, a investigadora responsável pelo estudo da NYU Shanghai. “A nossa pesquisa prova que jogar videojogos de ação durante 5 horas (por semana) pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar a melhorar capacidade de coordenação motora/visual essenciais para a condução”, afirma.

 NÃO PERDER: E se te dissermos que existe um simulador de condução com carros reais?

Através de um simulador de condução, os investigadores colocaram à prova dois grupos: no primeiro, um conjunto de pessoas que jogou videojogos de ação (condução ou first-person shooter) pelo menos 5 horas por semana durante os seis meses anteriores, e no segundo grupo, um conjunto jogadores muito pouco frequentes em jogos de ação.

O resultado foi claro: o primeiro grupo mostrou melhorias nas capacidades de coordenação visual e motora, enquanto que o segundo grupo não apresentou quaisquer melhorias. O estudo, publicado na revista Psychological Science, mostra que apesar de serem videojogos diferentes, os jogos de ação em geral têm efeitos positivos no nosso sistema sensorial. Por isso, se quiseres tornar-te num melhorar condutor, já sabes por onde começar.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter