Notícias O primeiro Range Rover 100% elétrico foi adiado

Indústria

O primeiro Range Rover 100% elétrico foi adiado

Os planos de eletrificação na JLR foram adiados: a começar no Range Rover elétrico e poderá impactar também o relançamento da Jaguar.

A Range Rover decidiu adiar o lançamento do seu primeiro elétrico, de 2025 para 2026, segundo revela o The Guardian.

O primeiro Range Rover elétrico de sempre estava previsto chegar ao mercado no final deste ano, mas as primeiras entregas só deverão acontecer no próximo ano. De acordo com o jornal britânico, o adiamento deve-se à necessidade de realizar mais testes e à expectativa de que a procura por elétricos volte a acelerar. Os clientes em lista espera já terão sido notificados.

Jaguar I-Pace frente
Andre Duarte O Jaguar I-Pace já saiu de produção.

Este deveria ser o segundo modelo 100% elétrico da JLR — grupo que detém a Jaguar, Range Rover, Defender e Discovery —, depois do lançamento do Jaguar I-Pace, em 2018.

O atraso do Range Rover 100% elétrico poderá provocar um efeito em cascata sobre os futuros lançamentos de modelos elétricos do grupo. Por exemplo, o Range Rover Velar elétrico, cuja produção estava inicialmente prevista para abril de 2026, também poderá ser adiado, de acordo com as mesmas fontes.

Descubra o seu próximo automóvel:

Implicações para a Jaguar

A decisão poderá ter consequências ainda mais amplas que apenas a Range Rover. O impacto também poderá ser significativo sobre o «renascimento» da Jaguar. Recorde-se que a marca anunciou no final do ano passado que iria começar do zero.

O ano passado revelou o concept Type 00, antecipando o primeiro modelo de produção desta nova Jaguar: um GT de quatro portas de dimensões vastas e potência elevada (mais de 1000 cv). A revelação estava prevista para este ano e o início de produção para agosto de 2026. Agora, também poderá não acontecer.

Tudo o que já sabemos: Nova Jaguar mais perto de acontecer. Type 00 deixa-se ver e ouvir

Questionada sobre os possíveis atrasos, a JLR não confirmou nem negou as informações, mas respondeu com uma declaração que deixa espaço para mudanças: “Até 2030, a JLR irá vender versões elétricas de todas as suas marcas de luxo. Os nossos planos e arquiteturas de veículos são flexíveis, o que nos permite adaptar a diferentes exigências dos mercados e dos clientes. Estamos comprometidos com os mais altos padrões de design, desempenho e qualidade, e lançaremos os nossos novos modelos no momento certo para os nossos clientes, para o nosso negócio e para cada mercado em específico”.

Neste cenário, o segundo modelo dos três previstos para a nova Jaguar, poderá ser apenas lançado após dezembro de 2027.

Defender prepara-se para a transição elétrica

Apesar dos potenciais atrasos, os planos de eletrificação mantém-se e, nas palavras da JLR, haverá modelos elétricos em todas as suas marcas, incluindo a Defender. Também está previsto ter um modelo elétrico, mais compacto que os Defender atuais, que está previsto chegar no primeiro trimestre de 2027.

Sabe esta resposta?
Quantas peças tem o Land Rover Defender Classic produzido pela Lego?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Land Rover Defender clássico está de volta com a Lego
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Land Rover Defender clássico está de volta com a Lego