Notícias Polestar confirma local de produção do rival do Mercedes EQA e BMW iX1

Indústria

Polestar confirma local de produção do rival do Mercedes EQA e BMW iX1

A aposta é clara: menos China, mais Europa. Saiba onde a Polestar vai fabricar o seu primeiro SUV compacto, o Polestar 7.

Polestar 7
© Polestar

A Polestar acaba de confirmar onde vai produzir o seu primeiro SUV compacto 100% elétrico, o Polestar 7. O modelo só chega ao mercado em 2028, mas a marca já confirmou que vai ser produzido na nova fábrica da Volvo em Kosice, na Eslováquia.

Será o primeiro Polestar produzido na Europa, que pretende reduzir a sua dependência da China — é o país onde constrói atualmente a maioria dos seus modelos. Ao mesmo tempo quer mitigar o impacto das tarifas aplicadas aos veículos elétricos de origem chinesa.

Recorde-se que o construtor sueco está sujeito a uma tarifa de 28,8% sobre os automóveis elétricos que exporta da China para a Europa e de 100% para aqueles que exporta para os EUA.

Polestar 2 MY24 - 3/4 de frente
© Polestar O Polestar 2 é um dos modelos mais populares da marca.

A nova unidade fabril da Volvo na Eslováquia, cuja construção arrancou em 2023, vai ter uma capacidade de produção anual de 250 mil veículos e conta com boas ligações logísticas e uma cadeia de fornecedores já estabelecida na região. Será a terceira fábrica europeia da Volvo, depois de Torslanda (Suécia) e Gent (Bélgica).

Curiosamente, a Volvo Cars ainda não confirmou que modelo irá produzir na nova fábrica.

Descubra o seu próximo automóvel:

ADN europeu

A Polestar assinou um memorando de entendimento não vinculativo — continua sujeito a negociação — com a Volvo Cars (também pertença da Geely), para uma parceria no desenvolvimento do novo modelo.

O Polestar 7 vai recorrer a uma plataforma do grupo chinês e a tecnologias da Volvo, como integração das células da bateria na carroçaria (cell-to-body), baterias de nova geração (maior densidade energética e performance) e novos motores elétricos, desenvolvidos internamente.

“A colaboração com a Volvo na Europa é uma oportunidade única que reforça a nossa posição no mercado de origem”, disse Michael Lohscheller, diretor da Polestar em comunicado. “Ao usarmos arquiteturas do grupo, temos acesso às melhores tecnologias de forma mais eficiente. Com um design distintivo e uma condução desportiva, o Polestar 7 vai estabelecer novos padrões no segmento dos SUV compactos premium”, acrescentou.

A partir de quanto?

Os rivais do Polestar 7 incluem modelos como o BMW iX1 e o Mercedes-Benz EQA. Apesar de ainda estamos longe do seu lançamento no mercado, considerando a concorrência premium, esta proposta deverá posicionar-se num patamar de preço superior a 50 mil euros.

Além desta nova aposta na Europa, a Polestar já produz o Polestar 3 nos EUA e prepara-se para exportar o Polestar 4 a partir da Coreia do Sul, onde a produção vai arrancar ainda este ano.

Sabe esta resposta?
Como se chama o triciclo elétrico da Polestar capaz de transportar 180 kg?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Re:Move. O triciclo elétrico da Polestar capaz de transportar 180 kg