Notícias CEO da Nissan fora? Já há candidatos para o seu lugar

Indústria

CEO da Nissan fora? Já há candidatos para o seu lugar

Para sair da crise em que está, a Nissan poderá ter, brevemente, um novo diretor-executivo. Conheça quem poderá suceder a Makoto Uchida.

Makoto Uchida, presidente e diretor executivo da Nissan
© Nissan

A Nissan continua numa fase de incerteza. Embora o atual diretor executivo da marca, Makoto Uchida, ainda se encontre a exercer funções, o seu lugar está a prazo e poderá sair tão cedo como o final deste mês, coincidindo com o fim do ano fiscal japonês e a apresentação dos resultados anuais.

Os críticos de Uchida dizem que foi lento a efetuar as reformas necessárias, tendo falhado a execução de vários planos de recuperação, assim como a ter sido o principal responsável pelo falhanço nas negociações para uma possível fusão com a Honda.

Makoto-Uchida-presidente-Nissan
© Razão Automóvel Makoto Uchida, presidente e diretor executivo da Nissan

Cavalo de Tróia

Agora surgem vários nomes para o seu lugar, destacando-se o de Jun Seki que é o atual diretor de estratégia de veículos elétricos na Foxconn — a empresa de Taiwan mais conhecida por produzir iPhones para a Apple. Sim, é a mesma Foxconn que já tinha mostrado interesse em adquirir parte da Nissan.

A notícia foi avançada pela Automotive News, que sugere que Seki poderá ser uma espécie de “Cavalo de Tróia” da Nissan e isto porque no seu currículo está uma carreira de três décadas no construtor japonês. Aliás, Jun Seki foi uma parte do trio de executivos que tomou as rédeas da Nissan após a detenção do então diretor-executivo Carlos Ghosn, em 2018.

Após isso, era suposto liderar um plano de recuperação da Nissan no início da pandemia e chegou até a ser considerado para o cargo de diretor-executivo que acabou por ser entregue a Makoto Uchida. Seki saiu de forma conturbada da Nissan ainda durante 2020.

Caso seja ele o selecionado, espera-se que lidere uma espécie de revolta financeira na empresa, tomando as medidas necessárias e rapidamente para tirar a Nissan da crise em que está. E, claro, que volte a retomar as negociações com a Honda.

Há mais nomes que estão a ser mencionados para suceder a Uchida. No imediato, é Jeremie Papino, atual diretor financeiro da Nissan, que tem sido apontado como um dos favoritos para assumir o cargo de diretor executivo interino, segundo o jornal japonês Diamond Online

Mas para assumir depois as rédeas da empresa, os nomes que têm sido mais mencionados são os de Hideyuki Sakamoto, atual chefe da divisão de produção e compras da empresa, e Guillaume Cartier, diretor de performance da Nissan.

Futuro de Uchida em questão

Embora Makoto Uchida tenha expressado a sua intenção de permanecer no cargo até 2026, tanto o conselho administrativo da Nissan, como da Renault — o maior acionista —, têm insistido na sua saída, especialmente após o fracasso das negociações com a Honda.

Uma fonte interna afirmou que “a Nissan está a perceber que precisa de um bom líder para implementar as medidas drásticas necessárias”.

Até ao momento, o construtor recusou-se a comentar sobre o futuro do diretor executivo e as opções para o seu sucessor.

Fonte: Automotive News

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal