Notícias Plano de restruturação deu à Nissan resultados melhores que o previsto

Indústria

Plano de restruturação deu à Nissan resultados melhores que o previsto

A Nissan teve resultados negativos no primeiro trimeste, mas foram inferiores ao previsto: os efeitos do plano Re:Nissan já se fazem sentir.

Nissan Micra dianteirs
© Nissan

“É urgente executar o plano Re:Nissan”, disse Jeremie Papin, diretor financeiro da Nissan durante a apresentação de resultados do primeiro trimestre do corrente ano fiscal (2025/2026), que foi de perdas, mas o plano de restruturação em marcha mitigou o impacto.

Recorde que ao ser uma empresa japonesa, o ano fiscal da Nissan começa em abril e termina em março do próximo ano.

Entre abril e junho de 2025, a Nissan registou quebra global de vendas de 10,1% para cerca de 707 mil veículos e um prejuízo operacional de 79 mil milhões de ienes (aproximadamente 460 milhões de euros à taxa de câmbio atual). No mesmo período o ano passado, tinha apresentado lucros de mil milhões de ienes (cerca de 5,8 milhões de euros).

Nissan Qashqai e-Power
© Nissan Uma das maiores apostas da Nissan para a Europa passa pelo lançamento do Qashqai com a terceira geração do sistema hibrido e-Power, que promete menores consumos e emissões, mas também uma performance superior.

Apesar dos prejuízos (margem operacional de -2,9%), estes foram bem menores que os inicialmente projetados — 200 mil milhões de ienes, cerca de 1,169 mil milhões de euros —, devido ao plano de restruturação. O plano já permitiu reduzir os custos fixos, ao mesmo tempo que o mix de vendas melhorou.

Descubra o seu próximo automóvel:

Plano Re:Nissan

Ivan Espinosa, diretor-executivo da Nissan, sublinhou a urgência de recuperação do construtor, através do plano de reestruturação Re:Nissan, destacando as medidas já tomadas. O objetivo? Regressar à rentabilidade e atingir um fluxo de caixa positivo na divisão automóvel até ao ano fiscal de 2026.

Para lá chegar, a marca já começou a tomar medidas concretas: foram criadas 4000 ideias de redução dos custos variáveis, das quais 1600 estão prontas para implementação.

O objetivo é reduzir os custos anuais em 500 mil milhões de ienes (2,92 mil milhões de euros) face ao ano fiscal de 2024. Só no primeiro trimestre a Nissan cortou 30 mil milhões de ienes (175,4 milhões de euros).

Outra medida em curso está na redução ou consolidação de cinco das sete fábricas visadas globalmente. Ainda recentemente, o construtor japonês anunciou o encerramento de uma das duas fábricas que detinha no México — a unidade CIVAC em Morelos —, passando a concentrar toda a produção na unidade de Aguascalientes.

“O momentum é real e a transformação está em curso”

Ivan Espinosa, diretor-executivo da Nissan

Previsões para 2025

Apesar dos resultados negativos, a Nissan mantém a previsão de faturação anual em 12,5 biliões de ienes (aprox. 72,8 mil milhões de euros). No entanto, não divulgou estimativas para o lucro operacional, lucro líquido ou fluxo de caixa livre, devido à incerteza no atual ambiente económico (por exemplo, o impacto das tarifas dos EUA, um dos seus maiores mercados).

Para o segundo trimestre (julho-setembro) o construtor antecipa uma receita consolidada de 2,8 biliões de ienes (aprox. 16,3 mil milhões de euros) e um prejuízo operacional de 100 mil milhões de ienes (aprox. 582 milhões de euros).

A Nissan antecipa prejuízos de 300 mil milhões de ienes (aproximadamente 1,7 mil milhões de euros) devido às tarifas adicionais impostas.

Para este ano, a Nissan tem ainda alguns trunfos na manga, com o lançamento do Micra e do Leaf 100% elétricos. Este último só chegará ao mercado no segundo trimestre do próximo ano. Para 2026, está ainda prevista a apresentação da nova geração do Nissan Juke, que será também 100% elétrica.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal