Notícias Nova geração de híbridos da Hyundai promete ser mais eficiente e potente

Indústria

Nova geração de híbridos da Hyundai promete ser mais eficiente e potente

A Hyundai não vai desistir dos seus híbridos assim tão cedo e apresentou recentemente a nova geração da sua tecnologia. Fique a conhecê-la.

Hyundai nova motorização híbrida
© Hyundai Motor Group

O Hyundai Motor Group abre um novo capítulo na sua história — já longa — com híbridos, ao ter revelado recentemente a nova geração da sua tecnologia híbrida.

Promete mais eficiência e potência, e vai ser estreada pela nova geração do Palisade, um SUV enorme para o mercado norte-americano, mas será expandida a todos os segmentos do mercado e regiões do mundo — é uma parte fundamental da sua estratégia de eletrificação.

Hyundai nova motorização híbrida
© Hyundai Motor Group Este é o novo grupo motriz do Hyundai Palisade, que combina um bloco de quatro cilindros a gasolina com 2,5 litros e turbo, com a nova transmissão automática de seis relações que integra dois motores elétricos.

Transmissão com dois motores

No centro deste novo sistema, está uma nova transmissão automática de seis relações que integra dois motores elétricos. Um assume as funções de motor de arranque, gerador e distribui energia de assistência à propulsão, enquanto o segundo dedica-se à propulsão e travagem regenerativa.

A Hyundai diz que esta nova transmissão pode ser instalada em modelos compactos ou de grandes dimensões e ser combinada com vários motores de combustão do grupo com potências que podem ir de pouco mais de 100 cv até acima dos 300 cv.

Mais potência com menos consumo

No caso do Palisade Hybrid, que estreia a nova tecnologia híbrida, a transmissão é combinada com um motor a gasolina de quatro cilindros, com 2,5 litros de capacidade e turbo. Por si só, debita 262 cv. Quando combinado com a nova transmissão eletrificada o rendimento é de 246 kW (334 cv) e 460 Nm.

A eficiência acrescida não se resume apenas ao trabalho combinado dos eletrões e hidrocarbonetos. O motor de combustão em si também viu a eficiência melhorada em até 2,9%, graças a melhoramentos no ciclo termodinâmico e nas estratégias de injeção de combustível.

Tudo isto resulta, de acordo com a Hyundai, numa eficiência de combustível melhorada em 45% em simultâneo com uma potência acrescida de 19% quando comparado com outras cadeias cinemáticas a combustão no mesmo segmento. A marca sul-coreana anuncia consumos tão baixos como 7,1 l/100 km para o seu maior SUV.

Mais importante para nós neste lado do mundo será a adição, para breve, deste novo sistema híbrido, mas associado ao motor de 1,6 litros e turbo — uma combinação familiar na Hyundai e Kia, que podemos encontrar em vários modelos como o Tucson ou o Sportage.

O Hyundai Motor Group fala numa melhoria de 4% em eficiência de combustível e mais binário — de 367 Nm para 380 Nm — para um SUV de média dimensão como os Tucson e Sportage mencionados.

“O nosso compromisso é continuar a apostar em soluções inovadoras que aproveitem todo o potencial da eletrificação, garantindo veículos sustentáveis e com um desempenho excecional para os nossos clientes.”

Dong Hee Han, vice-presidente executivo do Hyundai Motor Group

Funcionalidades dos elétricos nos híbridos

Para além da nova geração de tecnologia híbrida, o Hyundai Motor Group vai integrar nos seus híbridos funcionalidades habitualmente reservadas aos modelos 100% elétricos, recorrendo à bateria de alta tensão ao invés do motor de combustão.

Entre essas funcionalidades temos o Stay Mode que permite usar todos os equipamentos de conveniência do veículo como o ar condicionado ou o sistema de multimédia com o carro parado sem ligar o motor de combustão. Os híbridos da Hyundai também vão poder carregar dispositivos externos — funcionalidade V2L ou Vehicle-to-Load —, até 3,6 kW. E terão ainda travagem regenerativa inteligente.

Hyundai Motor Group - posição dos componentes do sistema híbrido no veículo
O novo sistema híbrido está disponível com tração às duas e quatro rodas — adiciona um motor elétrico no eixo traseiro. Associado a este sistema eletrificado de tração às quatro rodas, estão outros sistemas eletrónicos que atuam sobre a entrega de binário dos motores elétricos para melhorar a estabilidade, conforto e até os movimentos da carroçaria.

O Hyundai Palisade foi o primeiro, mas o grupo sul-coreano já garantiu que a nova tecnologia híbrida vai chegar a muitos mais modelos da Hyundai, como da Kia e da Genesis. No caso da marca premium do grupo, veremos este sistema (com o motor de 2,5 l) ser adaptado a um modelo com tração traseira.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?