Notícias Focus ST acaba este ano. Que futuro para os desportivos da Ford?

Indústria

Focus ST acaba este ano. Que futuro para os desportivos da Ford?

Com o fim anunciado do Focus ST, a Ford prepara-se para virar a página na sua gama de desportivos: os ST e RS 100% elétricos já estão no forno.

Ford Focus ST
© Ford

Os modelos mais desportivos da Ford, tal como os conhecemos, têm os dias contados. Depois do adeus ao Fiesta ST, aproxima-se a passos largos o fim do Focus ST — a produção do familiar compacto da marca está agendada para novembro.

Com o fim do Focus ST encerra também um capítulo da história dos hot hatches na Ford com motor de combustão. Mas o fim de um capítulo poderá significar o início de outro.

Ford Focus ST MY2022
Ford Focus ST

A Ford Performance continua comprometida em manter viva a chama da alta performance e poderá passar pelo lançamento de modelos de alta performance 100% elétricos.

A confirmação chegou através de Jan Herzog, diretor de marketing de produto da Ford Europa, que admitiu à Auto Express, que a marca “gostaria de ter variantes ST ou RS” nos seus modelos elétricos.

Qual será o primeiro Ford ST elétrico?

Entre os candidatos elétricos mais prováveis a receber o tratamento ST, temos o Puma Gen-E. Algo que foi confirmado pelo próprio Herzog: “vai mesmo acontecer”. Ainda que tenha também dito que se não fosse nesta geração, seria na próxima.

Ford Puma ST
© Ford Atualmente, a gama ST da Ford conta com o Explorer nos EUA e o Puma (imagem) e o Focus na Europa. O regresso dos RS é uma incógnita: o Focus RS (geração anterior), foi o último da espécie e terminou em 2018.

A versão elétrica do Ford Puma foi lançada este ano, coincidindo com a renovação do modelo que está a meio do seu ciclo de vida. Debita 123,5 kW (168 cv), suplantando os 160 cv do Puma ST atual. Mas para enfrentar os seus rivais precisa de muito mais potência.

O Abarth 600e e o Alfa Romeo Junior Veloce atingem os 240 cv (280 cv no Scorpionissima) e os 280 cv, respetivamente. Os Smart #3 Brabus e o Volvo EX30 ultrapassam os 400 cv (!) graças ao uso de dois motores elétricos. Dá para ter uma ideia do salto substancial que o hipotético Ford Puma ST elétrico terá de dar.

Outros candidatos para treceberem versões ST ou RS são o novo Ford Capri que, na sua versão mais potente, já atinge os 250 kW (340 cv), ou o Mustang Mach-E, que até já tem uma versão GT, mais focada na performance e dinâmica, oferecendo 358 kW (487 cv).

Os planos já estão em marcha para lançar os primeiros ST e RS 100% elétricos na Ford, mas fica por saber a sua aceitação por parte do mercado — os que já foram lançados pela concorrência, apesar das críticas positivas, têm tido dificuldades para se impor no mercado.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta