Notícias Culpe os SUV. Volvo V90 deixa de ser produzida

Fim da linha

Culpe os SUV. Volvo V90 deixa de ser produzida

Os SUV roubaram o protagonismo às carrinhas, e a Volvo que o diga. A marca acaba de confirmar o fim da V90 e poderá não ficar por aqui.

2020 Volvo V90

Volvo e carrinhas andaram de mãos dadas durante décadas e é, para muitos, um dos símbolos máximos do construtor sueco. Mas essa ligação histórica está cada vez mais próxima de terminar.

Hoje são os SUV que dominam as vendas da Volvo, com as carrinhas V60 e V90 a terem cada vez menos protagonismo nas contas da marca. O XC60, por exemplo, tem sido o Volvo mais vendido do mundo há já vários anos.

Para efeitos de comparação, a V90 — a carrinha topo de gama da Volvo — nem sequer chegou às 10 mil unidades comercializadas em 2024 (inclui Cross Country). E agora, vai deixar de ser produzida.

Evolução carrinhas volvo
© Volvo Evolução das carrinhas Volvo.

Em declarações à Autocar, a marca já confirmou que este modelo «sairá de cena» em setembro e, desta vez, sem um sucessor direto. Na verdade, a marca está seriamente a ponderar abandonar por completo este tipo de carroçaria.

Na apresentação do ES90, o então diretor-executivo Jim Rowan foi suficientemente claro quando questionado sobre esta possibilidade: “Sim, porque acho que mudou, certo? Os SUV mudaram (o mercado) com a altura ao solo.”

Resta saber se esta estratégia vai além da Volvo V90 e se a V60 também vai desaparecer. Enquanto não se sabe o destino da V60, permanecerá em produção “por tempo indeterminado”, permitindo que os interessados por este tipo de carroçaria ainda tenham uma opção à escolha.

Volvo V60
A Volvo V60 fica como a única representante nas carrinhas da marca sueca.

Apesar da afirmação do antigo CEO, o atual, Håkan Samuelsson, ainda não confirmou qualquer mudança na estratégia da Volvo, mas o construtor não descarta totalmente a continuidade das carrinhas.

Relacionado Superou o icónico 240. Este é o Volvo mais vendido de sempre

XC60 a preencher o lugar das carrinhas?

Rowan deixou em aberto a possibilidade do XC60 assumir o lugar do V90, sublinhando a diversidade de versões que o SUV sueco oferece, como a Black Edition e a Cross Country. Para isso, poderá ser reposicionado para atrair o tipo de cliente que não se deixou conquistar pelos SUV.

Na gama “90”, passa apenas a estar disponível a berlina S90, ainda em comercialização em alguns mercados, e o novo fastback 100% elétrico ES90.

Volvo ES90 - 3/4 de frente
© Volvo Novo Volvo ES90.

Estando longe do formato carrinha, adota uma carroçaria de dois volumes e meio, com o portão da bagageira a integrar o óculo traseiro, e oferece características que associamos a SUV, como a uma distância ao solo mais elevada (17-18 cm).

Descubra o seu próximo automóvel:

Quem sai a ganhar com esta decisão são os concorrentes. O fim do V90 reforça a posição dos rivais alemães, como o BMW Série 5 Touring, Mercedes-Benz Classe E Station e a nova Audi A6 Avant.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volvo 440?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!