Notícias Há mais um construtor chinês a querer fazer carros na Europa

Indústria

Há mais um construtor chinês a querer fazer carros na Europa

A Changan, um dos maiores construtores automóveis chineses, já está à procura de locais, mas decisão final depende apenas de um fator.

Changan Deepal S07
© Deepal

O fabricante chinês Changan prepara-se para dar um passo decisivo na sua estratégia de expansão na Europa, estando a considerar a hipótese de abrir uma fábrica no continente.

“Nós estamos focados na Europa, em produzir na Europa para a Europa”, disse Nic Thomas, diretor de marketing de vendas da Changan no continente. Embora sem avançar com uma localização ou data concreta, o construtor diz já estar em fase de planeamento, apoiada na expectativa de alcançar volumes de vendas suficientes para justificar o investimento.

A Changan é um dos maiores fabricantes automóveis na China, tendo vendido mais de 2,2 milhões de automóveis no ano passado, estando já presente em mais de 60 países. No entanto, a chegada ao continente europeu só teve início este ano.

Para 2025, a meta é aumentar as vendas fora da China de 600 mil para um milhão de veículos. Para o conseguir, a empresa ambiciona expandir rapidamente a sua rede de concessionários, de cerca de 100 atuais para mais de mil pontos de venda até 2030.

A Changan não é o único construtor chinês a querer produzir na Europa. Há mais construtores a considerar essa possibilidade e outros, como a BYD, já iniciou a construção de uma fábrica na Hungria. Uma das principais razões para esta decisão de produzir no «velho continente» é a de contornar as tarifas da União Europeia sobre veículos elétricos importados da China.

Atualmente, a Changan já comercializa um dos seus modelos, o Deepal S07, um SUV 100% elétrico, em vários mercados europeus — Alemanha, Noruega, Dinamarca, Países Baixos, etc. —, sendo Portugal um deles.

Deepal S07

O Deepal S07 não é um total desconhecido nas páginas da Razão Automóvel. É este o modelo que serve de base ao novo Mazda CX-6e, que resulta da parceria entre os dois construtores.

Changan Deepal S07 no Ecar Show
© Razão Automóvel Changan Deepal S07 estreou-se publicamente em Portugal no ECAR Show, em Lisboa.

Na China, o Changan Deepal S07 está disponível não só como 100% elétrico a bateria, mas também como elétrico com extensor de autonomia (motor de combustão). Mas em Portugal, só vai estar disponível, por agora, como 100% elétrico.

O SUV apresenta-se numa versão única, equipada com um motor traseiro com 160 kW (218 cv) e 320 Nm, e uma bateria de 80 kWh. A autonomia oficial é de 475 km em ciclo combinado WLTP.

O Changan Deepal S07 já pode ser encomendado, com as primeiras entregas a estarem previstas para este mês. Os preços começam nos 44 500 euros.

Planos para o futuro

Para além do Deepal S07, a Changan está a planear lançar na Europa dois outros modelos: o S05 (crossover compacto), que deverá chegar ainda este ano e o E07, que cruza os genes de um SUV com o de uma pick-up, que só deverá chegar em 2026.

Nenhum destes modelos ainda foi confirmado para Portugal.

Sabe esta resposta?
Sabe o que significa “SU” no Xiaomi SU7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabe o que significa “SU” no Xiaomi SU7? Veja a resposta