Notícias Carlos Tavares na corrida pela TAP. O primeiro voo depois dos automóveis

Indústria

Carlos Tavares na corrida pela TAP. O primeiro voo depois dos automóveis

A cadeira do «homem forte» da Stellantis ainda não arrefeceu e Carlos Tavares já tem planos. Um deles é a TAP, fala em "apelo patriótico".

Muito se tem especulado sobre o futuro de Carlos Tavares. O que fará, daqui em diante, o homem que liderou uma das maiores fusões da indústria automóvel dos últimos anos e fundou a Stellantis?

Com 66 anos de idade, uma das hipóteses em cima da mesa podia ser simplesmente «abrandar». Trocar as decisões executivas pelos fins-de-semana a conduzir os seus clássicos — apresentou a demissão por telefone enquanto corria no Circuito do Estoril — e dedicar-se às suas propriedades — foi debaixo de uma Oliveira, em plena pandemia, que através do telefone consumou a fusão entre a PSA e a FCA.

Alfa Romeo Junior Veloce Caramulo Carlos Tavares
© Alfa Romeo Portugal Carlos Tavares com o Alfa Romeo Junior Veloce no Caramulo

Porém, o telemóvel de Carlos Tavares não abranda. Foi precisamente isso que revelou em entrevista ao Expresso. Questionado se tinha interesse na TAP, Carlos Tavares revelou que “há um número muito importante de amigos que vieram ter comigo para me perguntar se eu me queria envolver nesse projeto”.

Nesta entrevista — que pode ler na íntegra no Expresso — Carlos Tavares revelou também que o que o motiva é o apelo patriótico. Sublinhou que o controlo da TAP deve permanecer em mãos portuguesas. Para o gestor, é essencial garantir que a companhia não seja vendida a operadores de países concorrentes no turismo. “Podemos criar sinergias, mas o controlo deve ser português. Isso não implica uma maioria estatal, mas uma união entre o Estado, investidores e gestores nacionais”, explicou.

Apesar do interesse, Carlos Tavares afastou qualquer possibilidade de assumir um cargo executivo na TAP. Caso avance, será apenas como acionista ou membro do conselho de administração. “Não tenho apetite nem competência para funções operacionais no transporte aéreo. O meu objetivo é que esta «novela» tenha um final feliz para Portugal”, disse.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208