Notícias BYD vai lançar rede de carregadores ultrarrápidos na Europa

Elétricos

BYD vai lançar rede de carregadores ultrarrápidos na Europa

A BYD prepara-se para lançar uma rede de carregamento ultrarrápido na Europa que promete carregar até 470 km em apenas cinco minutos.

BYD Han L, frente 3/4
© BYD

A BYD está a preparar o lançamento de uma rede de carregadores ultrarrápidos, com uma potência de 1000 kW, na Europa. Para efeitos de comparação, a rede IONITY tem carregadores até 400 kW e vai lançar este ano os primeiros de 600 kW.

A revelação foi feita por Stella Li, vice-presidente da BYD, durante uma conferência de imprensa em Bruxelas: “será uma mudança de paradigma que vai reforçar a confiança do consumidor na condução elétrica”, afirmou.

Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e World Car Person of the Year 2025
© World Car Awards Stella Li, vice-presidente da BYD e responsável pela operação europeia da marca

A BYD quer reforçar a sua presença na Europa e este novo investimento surge numa fase em que a marca chinesa regista um crescimento consistente na Europa. Segundo Stella Li, as vendas da marca no continente europeu estão a crescer cerca de 10% por mês.

Nos primeiros quatro meses de 2025 a marca registou cerca de 42 mil unidades na Europa, contra as pouco mais de 10 mil registadas no mesmo período de 2024.

Até 470 km de autonomia em cinco minutos

A BYD quer implementar os mesmos postos de carregamento de até 1000 kW (megawatt flash chargers) que já apresentou na China. Em função da compatibilidade do veículo, serão capazes de «repor» até 470 km de autonomia em apenas cinco minutos.

Super e-Platform números
© BYD  Os BYD que assentam na Super e-Platform recorrem a um sistema elétrico de 1000 V, permitindo carregamentos até 1000 kW ou 1 Mega Watt.

Objetivo? Aproximar o tempo de carregamento ao do reabastecimento de um modelo a combustão e eliminar um dos principais receios dos consumidores: a autonomia.

Esta rede será desenvolvida em parceria com empresas locais de infraestruturas, mas a marca chinesa também pretende instalar esta solução nos seus próprios pontos de venda.

Quando chega?

A BYD prevê implementar esta rede de carregamentos ao longo dos próximos 12 meses. Servirá para complementar o lançamento dos Han L e Tang L, os primeiros a assentar sobre a Super e-Platform, que permite carregamentos de 1000 kW.

Sabe esta resposta?
Qual é o nome da primeira carrinha da BYD?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?