Notícias Hyundai tem mais um elétrico a caminho. Será um novo IONIQ?

Indústria

Hyundai tem mais um elétrico a caminho. Será um novo IONIQ?

Entre o Inster e o Kauai ainda há espaço para mais um elétrico na gama e a Hyundai pretende apresentá-lo já em setembro, no Salão de Munique.

Hyundai Inster - back logo
© Hyundai

A Hyundai está-se a preparar para a revelação de uma importante novidade no próximo Salão de Munique, que decorre entre os dias 9 e 14 de setembro: o concept de um novo modelo elétrico.

Ainda pouco se sabe sobre este futuro modelo, no entanto tudo indica que deverá posicionar-se entre o Hyundai Inster (segmento A) e o Hyundai Kauai (segmento B). O nome continua em segredo, mas caso recorra à plataforma Electric Global Modular Platform (E-GMP) — comum à família IONIQ —, este poderá adotar a designação IONIQ 2, tal como declarado pelo Automotive News Europe.

Hyundai Inster - 3/4 de frente
© André Mendes / Razão Automóvel Hyundai Inster

Este novo modelo da Hyundai será também o primeiro a estrear o sistema de infoentretenimento Pleos Connect, baseado no sistema operativo Android Automotive. Este sistema, que representa a nova geração de soluções de conectividade da marca sul-coreana, deverá equipar cerca de 20 milhões de veículos até 2030.

Descubra o seu próximo automóvel:

Caso se confirmem as (poucas) previsões existentes, o novo modelo 100% elétrico da Hyundai deverá ser produzido na fábrica da marca na Turquia, em conjunto com o Bayon. Face a isto, espera-se que este novo modelo tenha um formato de SUV ou, pelo menos, dimensões semelhantes.

Relacionado Ainda há esperança. Hyundai não quer desistir dos desportivos a combustão

Apesar do secretismo, o diretor-executivo da Hyundai Europe, Xavier Martinet, adiantou que a marca está a desenvolver uma nova gama de automóveis elétricos compactos no seu centro europeu de I&D, situado em Rüsselsheim, na Alemanha. “Ainda há muitas novidades a caminho”, afirmou o responsável.

Quando chega?

O novo elétrico deverá chegar ao mercado europeu no segundo trimestre de 2026. Quanto a preços, ainda é cedo para saber, mas as previsões apontam para um valor base em torno dos 30 mil euros. Ou seja, alinhando com o seu “primo” da Kia, o futuro EV2.

Também por confirmar, estão as suas características técnicas. Ainda assim, é muito provável que o próximo modelo da Hyundai fique disponível com duas opções de bateria: uma de química LFP (Fosfato de Ferro Lítio) e outra NMC (Níquel Manganês Cobalto). A autonomia deverá variar entre os 300 e os 450 km (ciclo WLTP), dependendo da versão escolhida.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?