Notícias BYD quer conquistar a Europa também com veículos comerciais

Veículos comerciais

BYD quer conquistar a Europa também com veículos comerciais

A BYD Trucks apresentou no IAA Transportation 2024 a sua nova frota de veículos comerciais ligeiros e pesados. Todos eles 100% elétricos.

camião BYD Trucks
© Salvador Caetano Auto

A BYD foi uma das muitas marcas presentes no IAA Transportation 2024, um salão europeu mais dedicado ao setor profissional do mundo automóvel. Entre as novidades estava a sua nova gama de veículos comerciais 100% elétricos.

Na categoria dos comerciais ligeiros, o destaque da BYD estava no E-VALI, enquanto nos pesados, também em exposição no evento, as maiores novidades foram os EYT, ETM6 e ETH8.

Começamos pelo mais pequeno. O BYD E-VALI, com um peso bruto entre as 3,5 t e as 4,35 t, é um furgão pensado para satisfazer as necessidades de entregas de encomendas e serviços de last-mile delivery.

Disponível em duas versões, com 5,995 m ou 6,995 m de comprimento, possui uma capacidade de carga útil entre os 700 e os 1450 kg. Graças à bateria de 80,64 kWh, o E-VALI anuncia uma autonomia máxima entre os 220 e os 250 km (ciclo WLTP), consoante a versão.

O EYT 2.0, por sua vez, distingue-se por ser um trator concebido para uma utilização mais específica, nomeadamente em portos, terminais e centros de logística. A BYD declara até 10h de operação de carga, tendo em conta a bateria de 217 kWh.

A potência máxima é de 180 kW (244 cv), este trator anuncia uma velocidade máxima de 47 km/h. Tanto o E-VALI como o EYT, estão equipados com a mais recente tecnologia BYD Blade Battery.

Gama de pesos-pesados

Passando para os veículos comerciais mais pesados, o BYD ETM6 é o mais indicado para a distribuição de mercadorias em ambientes mais urbanos. Com 7,5 toneladas, inclui a plataforma ePlatform desenvolvida exclusivamente para veículos pesados totalmente elétricos. A capacidade de carga útil chega aos 3990 kg.

“Todos os veículos da BYD em exposição foram concebidos para as necessidades e preferências específicas do mercado europeu, priorizando as inovações da marca em tecnologias seguras, eficientes e inteligentes para o transporte comercial elétrico e sustentável.”

BYD

Com uma bateria de 126 kWh, o ETM6 oferece até 200 km de autonomia (ciclo WLTP) com uma única carga e permite carregamentos de 120 kW em corrente contínua (DC). Ou seja, basta uma hora para a capacidade da bateria passar dos 20% para os 100%.

Por último, a BYD apresentou também o ETH8, um veículo pesado elétrico de 19 toneladas, com uma potência máxima de 180 kW (245 cv), e que é capaz de alcançar os 90 km/h.

Mais adaptado aos serviços de logística e saneamento, este veículo pesado oferece uma autonomia máxima de 250 km (ciclo WLTP). Equipado com uma bateria de 255 kWh, pode ser carregado dos 20% aos 100% em apenas duas horas.

Quando chegam?

A chegada dos furgões e camiões da BYD a Portugal está prevista para o último trimestre de 2024. A importação estará a cargo da Salvador Caetano Auto, a distribuidora oficial da BYD que, para além dos veículos ligeiros, vai passar agora a importar os veículos da BYD Trucks.