Notícias Hyundai HyperEconiq Ioniq. Tuning em modo ecológico

SEMA 2017

Hyundai HyperEconiq Ioniq. Tuning em modo ecológico

O Hyundai HyperEconiq Ioniq apresenta-se no SEMA, mas não aposta em mais potência ou melhores acelerações, mas sim na obtenção de consumos mínimos.

Hyundai HyperEconiq Ioniq - Bisimoto Engineering

A Hyundai levou ao SEMA um outro tipo de transformação automóvel. Ao invés de procurar aumentar a performance na drag strip ou noutro circuito qualquer, a marca coreana pegou no híbrido Ioniq e tentou maximizar a sua eficiência.

O projeto Hyundai HyperEconiq Ioniq

O Hyundai HyperEconiq Ioniq resultou de uma parceria entre a marca coreana e a Bisimoto Engineering. O objetivo desta parceria foi criar um protótipo que integrasse as melhores tecnologias aplicadas à economia, hypermiling e redução de frição de modo a amplificar a eficiência do já eficiente Ioniq, sem que a condução fosse prejudicada.

Menos atrito, com tiques de competição

E como podemos observar, as alterações foram substanciais abrangendo as mais diversas áreas. Destacam-se as diferenças na carroçaria para uma aerodinâmica otimizada: rodas traseiras cobertas, splitters aerodinâmicos à frente e nos lados e um novo spoiler traseiro. A suspensão é agora composta por coilovers, que reduzem a altura ao solo e os pneus são de baixa resistência ao rolamento. As pinças de travão também passam a ser em alumínio.

Hyundai HyperEconiq Ioniq - Bisimoto Engineering

O HyperEconiq Ioniq recorre a um novo conjunto de velas da NGK e um óleo de baixa frição Elite Synthetic Oil 0W20 da PurOl. O sistema de escape é específico da Bisimoto, otimizando a eficiência volumétrica e recebe um novo sistema de auto-diagnóstico (OBD) da Racepak. Também a parte elétrica do grupo motriz foi otimizada.

Apesar do foco na eficiência algumas das alterações parecem saídas de um automóvel de competição: jantes de 19″ em fibra de carbono da Carbon Revolution e bacquets Pole Position da Recaro.

O HyperEconiq Ioniq ficou a consumir bem menos

Nos EUA, o Ioniq Hybrid apresenta um consumo médio oficial entre os 4,06 e os 4,28 l/100 km (existem várias versões do modelo). Interessa então saber que efeito as alterações efetuadas tiveram. A Bisimoto anuncia para o HyperEconiq Ioniq consumos inferiores a 3,0 l/100 km, tendo conseguido atingir 2,83 l/100 km nos seus testes internos. Tuning pró-consumos? Parece-me um novo mundo de possibilidades.

Sabe esta resposta?
Como se chama o primeiro hot hatch da Hyundai?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzi o FWD de que toda a gente fala, o novo Hyundai i30 N