Notícias Primeiras imagens da nova «arma» de Carlos Vieira e Armindo Araújo

Campeonato de Portugal de Ralis

Primeiras imagens da nova «arma» de Carlos Vieira e Armindo Araújo

A cidade de Cascais recebeu a apresentação do Team Hyundai Portugal, equipa que vai disputar o Campeonato de Portugal de Ralis 2018. Carlos Vieira (campeão em título) e Armindo Araújo (2x campeão do mundo de PWRC e 4x campeão nacional de ralis) foram os pilotos escolhidos para conduzir os Hyundai i20 R5 e defender as cores oficiais da marca.

Hyundai i20 R5 oficial.

Chegar, ver e vencer. Parece ser a ambição do Team Hyundai Portugal, na sua estreia no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Para que estas ambições se cumpram, a equipa vai contar com os préstimos da dupla Carlos Vieira e Jorge Carvalho — campeões em título — e Armindo Araújo e Luís Ramalho — uma das duplas mais vitoriosas da história dos ralis em Portugal.

Uma publicação partilhada por Razão Automóvel (@razaoautomovel) a

Quanto ao carro, a «armada» da equipa oficial da marca coreana escolheu um Hyundai i20 R5 fornecido e desenvolvido pela Hyundai Motorsport em Alzenau, Alemanha.

Porquê agora?

Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal, justifica esta entrada no CPR com “o bom momento que a marca atravessa em Portugal”, que se tem traduzido num “crescimento anual acima dos 40%”. Para este responsável, a entrada da marca no CPR será mais uma forma de trazer “emoção e competitividade à marca”. Parte desse emoção transpareceu numa frase que Sérgio Ribeiro proferiu com especial ênfase:

Estamos nos ralis pelos ralis. Este é o momento. Pelo nosso empenho, garra dos pilotos, experiência das suas equipas e capacidade do Hyundai i20 R5, estamos muito entusiasmados com a equipa Team Hyundai Portugal.

Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal

Vencer, vencer…

A ambição de dois pilotos como Carlos Vieira e Armindo Araújo não pode ser outra senão vencer, foram os próprios a admitir esse objetivo durante a apresentação que decorreu em Cascais.

Como vocês sabem, venho de uma paragem de 5 anos. Mas estou muito motivado e vamos trabalhar no sentido de lutar pelas vitórias e pela conquista do título absoluto do Campeonato de Portugal de Ralis em 2018. Isso não significa que vamos entrar em todos os ralis para ganhar, o campeonato é longo e o lote de pilotos de qualidade que estarão presentes no campeonato é muito forte.

Armindo Araújo, piloto do Team Hyundai Portugal
Armindo Araújo Hyundai
Armindo Araújo e Luís Ramalho, o regresso 5 anos depois.

Carlos Vieira, por seu turno, não esconde que o seu objetivo é renovar o título de campeão do mundo. “Nem que fosse contra o Ogier”, revelou Carlos Vieira em tom de brincadeira a Sérgio Martins quando soube que o seu colega de equipa ia ser Armindo Araújo, 4x campeão nacional de ralis e 2x campeão do mundo de PWRC.

É um grande orgulho representar a Hyundai, sempre sonhei poder vir a participar num projeto apoiado por uma marca. Este final de ano tem sido fantástico para mim e estou bastante motivado para defender as cores da Hyundai no CPR.

Carlos Vieira, piloto do Team Hyundai Portugal
Team Hyundai Portugal
Carlos Vieira e Jorge Carvalho, campeões nacionais de ralis em título.

Em termos de estrutura, Armindo Araújo será apoiado em termos técnicos pela equipa espanhola RMC Sport, enquanto que Carlos Vieira irá contar com os préstimos da equipa portuguesa Sports & You.

Sobre o Hyundai i20 R5

Desenvolvido sob os regulamentos da categoria R5, o Hyundai i20 R5 recorre a um motor 1.6 litros turbo de quatro cilindros, com gestão eletrónica da Magneti Marelli, e é capaz de desenvolver 280 cv de potência máxima.

Team Hyundai Portugal
Os Hyundai i20 R5 na sede da Hyundai Motorsport em Alzenau, Alemanha.

Esta potência é entregue às quatro rodas por intermédio de um sistema de tração integral servido por uma caixa sequencial de 5 velocidades da Ricardo. O sistema de travagem está a cargo de pinças de quatro êmbolos (na dianteira) fornecidas pela Brembo.