Notícias Covid-19. Geração “millennials” escolhe cada vez mais o carro aos transportes públicos

Covid-19

Covid-19. Geração “millennials” escolhe cada vez mais o carro aos transportes públicos

Pandemia muda hábitos de mobilidade dos "millennials" portugueses, que preferem cada vez mais conduzir um carro ao invés de usar os transportes públicos.

Guilherme Costa a conduzir Volvo XC40
© Razão Automóvel

63% dos millennials portugueses (NDR: que nasceram no início da década de 80 até perto do final do século) optam por conduzir um carro a terem de utilizar transportes públicos, com 71% a afirmarem que a mudança de preferência se deveu, principalmente, ao menor risco de transmissão da COVID-19 nas viagens de automóvel.

Estas são as principais conclusões do CarNext.com Millennial Car Survey 2020, um inquérito que conclui também que mais de metade (51,6%) dos portugueses entre os 24 e os 35 anos têm uma maior probabilidade de conduzir para uma ocasião especial na quadra festiva em relação ao ano passado. 50% dos millennials dizem ainda que, à medida que envelhecem, preferem o uso de viatura própria à frequência de transportes públicos.

Considerando as idas aos pontos de venda, 41% dos condutores portugueses consideram as compras online, com 56% a dizerem que esta opção permite um maior tempo de pesquisa.

VÊ TAMBÉM: Efeito Covid-19. 89% dos portugueses preferem carro próprio a transportes públicos
Fila de transito

Luis Lopes, Managing Director da CarNext.com, refere que até aqui os millennials eram a geração que mais dependia dos transportes públicos, mas a pandemia mudou a forma de pensar deste grupo acerca da mobilidade.

“Embora os millennials expressem menos medo em relação à COVID-19, veem agora o carro privado como a opção mais segura no novo normal”, diz.

O responsável da CarNext.com diz que esta é uma mudança fundamental na mentalidade. “Uma mudança adicional que temos visto é que metade dos millennials inquiridos irão conduzir para casa durante as férias deste ano”, acrescenta, reiterando que a segurança e conforto do automóvel particular é “ainda mais importante do que nunca”.

O CarNext.com Millennial Car Survey foi realizado em novembro de 2020 pela OnePoll, uma empresa de pesquisa de mercado e inclui respostas de um total de três mil condutores com idades compreendidas entre os 24 e os 35 anos em seis países: Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Países Baixos.

Em cada um dos países inquiridos, a amostra do inquérito incluiu 500 condutores com uma divisão de género igual.


Consulta a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.