Notícias Sistemas Autónomos de Travagem do Volvo S90 e V90 com pontuação máxima nos testes Euro NCAP

Euro NCAP

Sistemas Autónomos de Travagem do Volvo S90 e V90 com pontuação máxima nos testes Euro NCAP

A Volvo volta a cimentar a sua posição de liderança no capítulo da segurança automóvel nos conhecidos testes Euro NCAP. Volvo S90 e V90 passam com distinção.

Volvo S90 e V90

A Volvo volta a demonstrar a sua posição de liderança. Desta feita são os modelos S90 e V90 a obterem a pontuação máxima de 6 pontos nos testes Euro NCAP de avaliação dos Sistemas Autónomos de Travagem de Emergência para Peões.

Os resultados obtidos nesta categoria foram os melhores do ano entre todos os modelos testados e fazem com sejam agora três os automóveis da Volvo a ocupar o Top 3 das melhores pontuações de sempre nesta categoria Euro NCAP. Este resultado segue as pisadas do XC90, modelo que, no ano passado havia sido o primeiro automóvel de sempre a obter a máxima pontuação Euro NCAP nos testes AEB City e AEB Interurban.

RELACIONADO: Recordar. Patente do cinto de segurança de três pontos da Volvo foi aprovada em 1962

Adicionalmente, ambos os modelos S90 e V90 obtiveram a pontuação de 5 Estrelas Euro NCAP graças, em boa parte, ao nível de equipamento de segurança standard que os equipa.

“Trabalhamos arduamente para garantir que os nossos modelos atingem os requerimentos de segurança e passem todos estes testes. O nosso objetivo principal é, e tem sido sempre, a segurança em tempo real. Os sistemas autónomos de travagem de emergência, como o nosso City Safety, também constituem mais um passo em frente com vista aos modelos totalmente autónomos, que nós vemos como um elemento fundamental na redução da sinistralidade na estrada. A Segurança tem sido sempre uma prioridade na Volvo Cars. As 5 Estrelas agora obtidas e a pontuação máxima nos testes AEB sublinham o nosso compromisso contínuo em proporcionar uma experiência de condução segura, agradável e confiante.”
Malin Ekholm – Director of the Volvo Car Safety Centre at Volvo Cars Group.

O sucesso obtido nestes testes deve-se ao Sistema City Safety da Volvo, que vem agora equipado de série em todos os novos modelos. Este sistema avançado é capaz de identificar os potenciais perigos existentes na estrada à frente, como outros modelos, peões e ciclistas, quer de dia quer de noite.

Como funcionam estes testes Euro NCAP

Os testes AEB Pedestrian da Euro NCAP avaliam a performance destes sistemas em três cenários distintos, de situações críticas e comuns no dia-a-dia, que resultariam numa colisão fatal:

  • Adulto a atravessar a estrada a correr do lado do condutor.
  • Adulto a atravessar a estrada do lado do passageiro
  • Criança atravessa a estrada a correr, entre automóveis estacionados, do lado do passageiro

O objetivo da Volvo é que a partir de 2020 ninguém perca a vida ou fique seriamente ferido a bordo de um Volvo novo. “Os resultados agora obtidos pelo S90 e V90 são mais uma clara indicação que o caminho certo está a ser trilhado nesse sentido”, refere a marca em comunicado.