Notícias Estas são as 10 cidades mais congestionadas do mundo

Parado no trânsito?

Estas são as 10 cidades mais congestionadas do mundo

Filas e engarrafamentos não se ficam pelas 10 cidades mais congestionadas do mundo. É um problema que afecta negativamente praticamente todas as cidades.

Los Angeles - As cidades mais congestionadas do mundo

As cidades mais congestionadas do planeta, dados divulgados pela INRIX, através do seu Global Traffic Scorecard 2016, pinta um cenário preocupante. Nas1064 cidades avaliadas em 38 países, constata-se um problema global. Problema que não é de hoje, mas continuará a persistir e até agravar-se no futuro. Mais de metade da população mundial já vive em cidades, que não param de crescer, com algumas a terem mais de 10 milhões de habitantes.

Na tabela abaixo pode-se observar o tempo médio perdido em congestionamentos, assim como a relação entre o tempo de condução em congestionamentos com o tempo total de condução.

As 10 cidades mais congestionadas do planeta

Classificação Cidade País Horas em congestionamentos Tempo de condução em congestionamentos
#1 Los Angeles EUA 104,1 13%
#2 Moscovo Rússia 91,4 25%
#3 Nova Iorque EUA 89,4 13%
#4 São Francisco EUA 82,6 13%
#5 Bogotá Colômbia 79,8 32%
#6 São Paulo Brasil 77,2 21%
#7 Londres Reino Unido 73,4 13%
#8 Magnitogorsk Rússia 71,1 42%
#9 Atlanta EUA 70,8 10%
#10 Paris França 65,3 11%

 

Os EUA destacam-se pela negativa ao conseguir colocar quatro cidades no Top 10. A Rússia tem duas cidades, com Moscovo a ser a segunda cidade mais congestionada no planeta e a primeira a nível europeu.

Um desperdício de tempo e combustível

Los Angeles, nos EUA, lidera uma tabela nada desejável, onde os condutores/as perdem à volta de 104 horas por ano em engarrafamentos — o equivalente a mais de quatro dias. Como seria de esperar, todo este desperdício de tempo e, não esqueçamos, combustível tem um custo. No caso de Los Angeles estes ascendem a aproximadamente 8,4 mil milhões de euros por ano, o que equivale a 2078 euros por condutor.

Portugal. Quais as cidades mais congestionadas?

Este é um daqueles casos em que não nos importamos de ficar bem mais abaixo na tabela de classificação. No total das 1064 cidades consideradas, a primeira cidade portuguesa a surgir é o Porto, que se encontra no 228º lugar — em 2015 estava em 264º. Ou seja, o congestionamento está a crescer. Em média um condutor/a no Porto desperdiça por ano mais de um dia em congestionamentos, totalizando cerca de 25,7 horas.

Lisboa é a segunda cidade portuguesa mais congestionada. Tal como o Porto, os seus níveis de congestionamento continuam a subir, e de forma mais expressiva do que na Invicta. O ano passado a capital nacional encontrava-se em 337º lugar e este ano ascendeu ao 261º. Em Lisboa, em média, são desperdiçadas 24,2 horas em congestionamentos.

Porto e Lisboa destacam-se claramente das restantes cidades portuguesas. A terceira cidade nacional mais congestionada é Braga, mas muito afastada das outras duas. Braga está no lugar número 964 com 6,2 horas de tempo desperdiçado em congestionamentos.

Das cidades para os países

Apesar dos EUA ser o país com mais cidades congestionadas no Top 10, no cômputo geral não é o país mais congestionado. A “honra” desse galardão cabe à Tailândia, com um tempo médio de 61 horas perdidas em congestionamento em hora de ponta. Os EUA estão em 4º lugar ex aequo com a Rússia, com 42 horas. Portugal vem bem mais atrás, ex aequo com a Dinamarca e a Eslovénia em 34º lugar, com 17 horas.

Sabe esta resposta?
Qual o automóvel que alcançou a mais elevada velocidade máxima em Le Mans?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans