Notícias EMEL. Estacionamento gratuito até dia 9 de abril

Coronavírus

EMEL. Estacionamento gratuito até dia 9 de abril

Até ao próximo dia 9 de abril haverá estacionamento gratuito nas ruas de Lisboa. A medida visa incentivar a utilização do automóvel e conter a propagação do coronavírus (COVID-19).

EMEL zona verde
Guilherme Costa / © Razão Automóvel

A EMEL vai disponibilizar estacionamento gratuito em Lisboa, um dos objetivos é afastar o maior número de pessoas possível dos transportes públicos.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou as seguintes medidas no que ao estacionamento na cidade diz respeito:

  • Suspensão do pagamento na via pública nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, nos locais delimitados para o efeito, suspendendo a fiscalização dos mesmos;
  • Permissão de estacionamento gratuito nos parques de estacionamento da EMEL dos veículos com dístico de residente válido para a área de implantação de cada parque (mediante informação da matrícula pelo intercomunicador no acesso), salvaguardando a capacidade para as avenças pré-existentes;
  • Todos os veículos com dísticos emitidos ao abrigo do Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na Via Pública, que se encontrassem válidos a 1 de fevereiro de 2020, e que entretanto atinjam a data de validade, poderão continuar a aceder aos lugares exclusivos a residentes nas zonas indicadas no dístico até 30 de junho de 2020, eliminando assim a necessidade de qualquer tramitação administrativa neste período, com a correspondente redução de deslocações;
  • Alargamento de todas as avenças noturnas de residente existentes nas concessões Empark para avenças 24h, ou seja, passa a ser possível ao titular dessa avença o estacionamento 24h sem custo acrescido;
  • Revisão, em estreita parceria com as juntas de freguesia, de lugares reservados na via pública, que em função do estado de funcionamento das entidades a que estão adstritos possam vir a ser libertos neste período contingente para estacionamento livre.
  • Encerramento dos elevadores públicos (que não acesso único) a cargo da EMEL.
  • Adoção de medidas de desinfeção das bicicletas do sistema partilhado GIRA, permitindo manter, para já, o sistema em funcionamento, recomendando-se o estrito cumprimento das regras de higiene individual.

Fiscalização será reforçada

A Câmara Municipal de Lisboa adianta também que estas medidas vão exigir também um esforço adicional por parte dos cidadãos, e que um comportamento abusivo “poderá conduzir à revisão da medida”.

VÊ TAMBÉM: Porto. Estacionamento passa a ser gratuito até dia 9 de abril

Está salvaguardado o trabalho da fiscalização para impedir situações que ponham em causa o acesso de veículos de emergência, segurança, livre circulação de peões e veículos, zonas de estacionamento especial, paragens de autocarros, zonas de residentes, ou qualquer local de estacionamento privativo necessário para o normal funcionamento da entidade a que está atribuído.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.