Notícias Motores Wankel. Consegue adivinhar quantos é que a Mazda já produziu?

Efeméride

Motores Wankel. Consegue adivinhar quantos é que a Mazda já produziu?

A Mazda acaba de construir o veículo número dois milhões equipado com motor rotativo Wankel. Previsivelmente foi um MX-30 R-EV.

Com o lançamento do MX-30 R-EV, a Mazda regressou à produção do motor rotativo Wankel, alcançando recentemente o marco dos dois milhões de veículos produzidos com este motor.

Estreado pela marca de Hiroshima em 1967, com o Cosmo Sport, o motor rotativo Wankel, que utiliza o movimento de rotação de um ou mais rotores triangulares (de Reuleaux) para gerar potência, ficou sempre associado à Mazda.

Recorde-se que a Mazda afirma, com orgulho, que “foi o único construtor a produzir em massa veículos com motor rotativo”, ao longo de vários anos.

O motor rotativo é uma vertente essencial da história da Mazda e representa o nosso espírito desafiante imparável.

Takeshi Mukai, diretor e administrador-delegado sénior da Mazda

Uma história com mais de 50 anos

O primeiro passo foi dado em 1967, com Mazda Cosmo Sport, mas daí em diante a construtora japonesa nunca mais abandonou esta tecnologia, que continuou a aperfeiçoar continuamente, não só extraindo mais potência, como melhorando a eficiência e durabilidade.

Mazda Cosmo Sport
© Mazda Mazda Cosmo Sport

Muitos modelos se seguiram (equipados com motores rotativos), com destaque para o RX-7 e para o RX-8, que acabou por ser o último Mazda a ser motivado por um Wankel.

Recorde-se que a fabricante nipónica deixou de produzir o RX-8 em 2012 e ficou, até junho deste ano, sem qualquer carro com motor rotativo no seu alinhamento.

Motor Wankel MX-30 R-EV
© Mazda

MX-30 R-EV é o «senhor» que se segue

O MX-30 R-EV marca o regresso da Mazda ao motor Wankel, mas assume novas funções. Ao invés de servir como propulsor, passou a servir como gerador.

A sua função agora é a de alimentar a bateria com 17,8 kWh do MX-30 R-EV, que por sua vez fornece a energia elétrica necessária ao motor elétrico com 125 kW (170 cv) que é o único que garante a locomoção.

Nós fomos a Munique conduzir o Mazda MX-30 R-EV em primeira mão e contamos-vos tudo na ligação abaixo:

Wankel vitorioso em Le Mans

Entre os muitos capítulos da história do motor Wankel, talvez nenhum tenha sido tão glorioso como a vitória do Mazda 787B na 59.ª edição das 24 Horas de Le Mans, em 1991.

Foi o primeiro e único veículo com motor rotativo a ganhar uma edição da mítica corrida de resistência e foi, durante 27 anos (até 2018), o único carro japonês a vencer a prova francesa.

Capaz de produzir 900 cv de potência (ainda que em corridas longas, como as 24 Horas de Le Mans, fossem limitado aos 700 cv) e de «gritar» até às 9000 rpm, o motor rotativo Wankel do 787B — com quatro rotores — era capaz de o levar até aos 358 km/h de velocidade máxima.

Motor Wankel 787B
© Mazda Motor Wankel do Mazda 787B

Mas mais importante ainda, permitiu à Mazda provar que este tipo de solução tinha a durabilidade necessária; afinal resistiu a 24 horas contínuas de prova em Le Mans, que é considerada por muitos a corrida mais dura do mundo.