Notícias Descida do ISP reduz carga fiscal em 20 cêntimos por litro nos combustíveis

Combustíveis

Descida do ISP reduz carga fiscal em 20 cêntimos por litro nos combustíveis

António Costa anunciou esta quinta-feira que a nova descida do ISP entra em vigor já na próxima segunda-feira, dia 2 de maio.

Gasóleo combustíveis isp

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que a nova descida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) arranca já na próxima segunda-feira, dia 2 de maio.

“Quero anunciar que tendo sido promulgada a lei aprovada no Parlamento na passada sexta-feira, na próxima segunda-feira (dia 2 de maio) a nova descida do ISP vai baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro”, disse António Costa.

Esta redução vai permitir, de acordo com o primeiro-ministro, “reduzir 62% do aumento do preço da gasolina e 42% do aumento do preço do gasóleo sofrido pelos consumidores desde outubro”, disse.

A NÃO PERDER: Governo «despede-se» do Autovoucher com descida do ISP
António Costa descida ISP
António Costa

Para conseguir que o ISP desça o equivalente a uma redução do IVA dos combustíveis para 13%, o Executivo liderado por António Costa avançou com a suspensão do limite mínimo do ISP e prevê a aplicação desta medida durante um prazo de dois meses.

Contudo, com a entrada desta medida em vigor, o Governo deixa de disponibilizar o apoio do Autovoucher, que termina no final deste mês de abril, como já tínhamos anunciado recentemente.

LEIAM TAMBÉM: Combustíveis sintéticos. Quanto poderá custar um litro de gasolina ou gasóleo sintético?

170 milhões de euros até junho

O Governo prevê que a implementação desta medida represente um custo de aproximadamente 85 milhões de euros por mês, sendo que até ao final do mês de junho (altura prevista para o final desta medida) o Executivo estima gastar cerca de 170 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2