Notícias Conhece o novo Audi A5 DTM 2012

Conhece o novo Audi A5 DTM 2012

Se ontem vos mostramos o Safety Car do DTM para 2012, hoje vamos centrar as nossas atenções para um dos protagonistas desta prova, o Audi A5 DTM!

O DTM, é o mais excitante campeonato de Turismo do nosso planeta e para esta temporada estão confirmados oito Audi’s na luta pelo tão desejado caneco. A prova deste ano é especial, porque pela primeira vez desde 2003, os participantes irão utilizar modelos coupé e como se não bastasse, a BMW, juntou-se à festa para abrilhantar ainda mais as coisas, o que significa, que os três grandes construtores Premium alemães (Audi, BMW e Mercedes) voltam a encontrar-se 20 anos depois.

A Audi, campeã em título, conta com um novo carro, uma nova tecnologia e também novos regulamentos. É caso para dizer: Com tanta novidade vamos lá ver se não temos também novo campeão…

Nos oito heróis da Audi surgem à cabeça os nomes do bi-campeão do DTM Mattias Ekström e de Timo Scheider, que irão integrar a equipa ABT Sportsline à semelhança do que aconteceu na época de 2011. Mas como portugueses que somos não podemos ficar indiferentes à Audi Sport Team Rosberg que conta com a presença de um piloto português, Filipe Albuquerque.

Mas depois de tanta conversa, vocês já devem estar desejosos de saber o potencial real do carro, certo? Pois bem, o novo Audi A5 DTM é detentor de um monobloco em fibra de carbono com um depósito de combustível de 120 litros integrado e os outros elementos da estrutura lateral, frontal e traseira também são compostas por esse mesmo material.

O bater do V8 aspirado faz-se sentir a quilómetros de distância e com uns meros 4 mil de cilindrada, este A5 debita cerca de 460 cv e tem um binário máximo superior a 500 Nm. Tudo isto acoplado a uma caixa de 6 velocidades sequencial.

O carro de tração traseira de Filipe Albuquerque, assim como os dos restantes pilotos Audi, tem no total 5,010 mm de comprimento, 1,950 mm de largura e 1,150 mm de altura e como devem calcular será preciso uns travões de homem para parar este monstro. Os travões de duplo circuito hidráulico, com pinças de travão em liga leve, discos ventilados em carbono e uma distribuição variável da força de travagem, são “enfeitados” por uma jantes em alumínio de 18 polegadas. Com tanto “power” é impossível ficar indiferente a esta modalidade…

Vão ter a oportunidade de ver o novo Audi A5 DTM em ação já no próximo domingo, dia 29 de Abril, em Hockenheim.

Fiquem com os melhores momentos de 2011:



Texto: Tiago Luís