Este é o carro americano mais caro do mundo

Este é o carro americano mais caro do mundo

O Shelby Cobra em questão pertenceu ao fundador da marca, o lendário Carroll Shelby. Foi vendido por 12,2 milhões de euros.

Este modelo conseguiu destronar o recorde do Ford GT40 de 1968, também leiloado em Pebble Beach por, aproximadamente, 10 milhões de euros.

Porque vale tanto este modelo?

Vale tanto porque perteceu ao fundador da marca, Carroll Shelby, e porque foi o primeiro modelo de uma linhagem vencedora. O Shelby Cobra resultou de um casamento que desafiou as convenções mais tradicionalistas da indústria automóvel: falamos da associação de um motor V8 americano, com um pequeno chassi AC Ace de origem britânica. Graças a esta receita (baixo peso e muita potência), o Shelby Cobra tomou de assalto a indústria automóvel mas acima de tudo, o mundo da competição onde alcançou um vasto número de vitórias. Aceleração dos 0-100km/h? Apenas quatro segundos.

A NÃO PERDER: Ferrari 250 GT California Spider vai a leilão por uma pequena fortuna

Este modelo, com o nº de chassi CSX 200 pertenceu ao próprio Carroll Shelby – criador da marca – até 2012, data que ficou marcada pelo seu falecimento – tinha 89 anos.

Fonte e Imagens: RM Sotheby’s

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter