Notícias Brembo Sensify. A maior evolução nos sistemas de travagem desde o ABS?

Tecnologia

Brembo Sensify. A maior evolução nos sistemas de travagem desde o ABS?

Com inteligência artificial e focado em melhorar a eficiência, a segurança e a capacidade de resposta, o sistema Sensify da Brembo promete revolucionar os sistemas de travagem.

Brembo Sensify

O ABS é, ainda hoje, um dos maiores “avanços” no campo da segurança e dos sistemas de travagem. Agora, cerca de 40 anos depois, parece ter um “pretendente ao trono” com a revelação do sistema Sensify da Brembo.

Com estreia prevista para 2024, este conta com inteligência artificial para fazer algo até agora inédito: distribuir a pressão da travagem por cada roda individual em vez de ser por eixo. Ou seja, cada roda pode ter uma força de travagem distinta consoante as suas “necessidades”.

Para tal, cada roda conta com um atuador que é ativado por uma unidade eletrónica de controlo (ECU) que está constantemente a monitorizar os mais diversos parâmetros — o peso do carro e a sua distribuição, a velocidade, o ângulo das rodas e até a fricção oferecida pela superfície da estrada.

A NÃO PERDER: Travões a chiar? Não se preocupem, diz a Porsche
Brembo Sensify
O sistema tanto pode ser associado a pedais tradicionais como a sistemas wireless.

Como funciona?

A tarefa de “coordenar” este sistema foi entregue a duas ECU, uma montada à frente e outra atrás, que funcionam de forma independente, mas estão ligadas para efeitos de redundância e segurança.

Ao receberem um sinal enviado pelo pedal do travão estas ECU calculam em milissegundos a força de travagem necessária a aplicar a cada roda, enviando depois essa informação aos atuadores que ativam as pinças de travão.

Já o sistema de inteligência artificial está encarregue de evitar o bloqueio das rodas, funcionando como uma espécie de “ABS 2.0”. Quanto ao sistema hidráulico, este passa apenas a ter como função gerar a força de travagem necessária.

LEIAM TAMBÉM: Os filtros de partículas chegam aos… travões

Por fim, há ainda uma app que permite aos condutores personalizarem o feeling (sensibilidade) da travagem, ajustando tanto o curso do pedal como a força exercida. Como seria de esperar, o sistema vai recolhendo informações (de forma anónima) para proceder a melhoramentos.

O que se ganha?

Face aos sistemas tradicionais, o sistema Sensify da Brembo é mais leve e compacto, contando com uma grande capacidade de adaptação ao peso do veículo, algo que o torna “ideal” para ser aplicado, por exemplo, nos veículos de transporte de mercadorias, cuja carga sobre o eixo traseiro pode variar grandemente.

A juntar a tudo isto, o sistema Sensify elimina ainda a fricção das pastilhas de travão com os discos quando não em uso, reduzindo assim não só o desgaste dos componentes como a poluição normalmente associada a este fenómeno.

Acerca deste novo sistema, o diretor executivo da Brembo, Daniele Schillaci afirmou: “A Brembo está a expandir os limites do que é possível com um sistema de travagem, abrindo oportunidades totalmente novas para os condutores melhorarem sua experiência de condução e personalizarem/adaptarem a resposta dos travões ao seu estilo de condução”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi introduzido o ESP num automóvel de produção?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A origem do ESP. Era uma vez um despiste…
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A origem do ESP. Era uma vez um despiste…