BMW M3 E30 ou M3 E92 GTS? A XCAR foi descobrir qual é o melhor

BMW M3 E30 ou M3 E92 GTS? A XCAR foi descobrir qual é o melhor

Eu gosto do BMW M3, todos os outros editores do Razão Automóvel gostam do BMW M3, vocês muito provavelmente gostam do BMW M3… enfim, não há ninguém neste mundo que não goste do BMW M3!

Mas a questão que se impõe é: qual é a geração do BMW M3 que mais vos deixa com o coração aos saltos? – Há umas semanas pusemos à prova os nossos seguidores no Facebook com a seguinte pergunta: Duelo de duas grandes gerações (E30 Vs. E93) | Qual destes BMW M3 é o vosso preferido?

Bem… o resultado não podia ser mais expressivo. Das dezenas de comentários que obtivemos, conta-se pelos dedos das mãos as pessoas que optaram pelo mais moderno E93. A verdade é que todos nós ao olharmos para o mítico E30 ficamos contagiados pelas suas «linhas quadradonas» e pela sua alma genuinamente desportiva, afinal de contas estamos a falar de um carro de corrida que foi criado e vendido apenas por questões de homologação.

BMW M3

Mas será que esta preferência pelo mítico E30 tem razão de ser? Será possível gostarmos mais de um carro da década de 80 do que uma evolução criada em pleno século XXI? Foram estas e outras perguntas que os rapazes da XCAR foram tentar esclarecer. O M3 moderno utilizado para comparar com o M3 E30, não foi um M3 qualquer, foi o M3 GTS (E92), a edição limitada laranja que é considerada por muitos como a mais «lunática» da família M3.

Apesar dos quase 300 cv de diferença que separam avô e neto, o M3 E92 GTS também foi construído para ser um carro de corrida, daí todos aquelas componentes que o caracterizam como tal. Mas como em tudo na vida, «mais» não significa «melhor», por isso, vejam o vídeo e descubram qual foi o modelo preferido da XCAR:

Texto: Tiago Luis