Notícias Dieta de carbono para o BMW M2 Competition, cortesia da M Performance Parts

Goodwood Festival of Speed 2018

Dieta de carbono para o BMW M2 Competition, cortesia da M Performance Parts

O BMW M Performance Parts Concept é um M2 Competition cheio de extras capazes de extrair toda a performance do coupé desportivo.

BMW M Performance Parts Concept, BMW M2

O BMW M2 foi recentemente revisto, passando a chamar-se M2 Competition e ganhando o motor do M4 no processo — para cumprir todos os protocolos e normas. Mas, ao que parece, ainda há espaço para potenciar o… potencial do coupé.

A marca levou até o Goodwood Festival of Speed o — respirem fundo — BMW M Performance Parts Concept, que, essencialmente, trata-se de um M2 equipado com o mais variado rol de componentes da M Performance Parts, resultando numa perda de peso ainda significativa, graças a uma dieta em fibra de carbono.

RELACIONADO: BMW M2 Competition desvendado com 410 cv
BMW M Performance Parts Concept, BMW M2

60 kg a menos

O resultado da dieta elevada em carbono, resultou no retirar de mais de 60 kg aos 1575 kg (com caixa DCT) do M2 Competition. Para tal, recebeu uma série de componentes neste material, muitos deles (exteriores) a contribuirem, igualmente, para uma aerodinamica otimizada:

  • grelha do radiador (já disponível)
  • capot — menos 8 kg (já disponível)
  • painéis laterais dianteiros — menos 3 kg (disponível a partir de novembro)
  • “winglets” dianteiras e laterais (já disponível)
  • teto — menos 6 kg (disponível a partir de março de 2019)
  • tampa da bagageira — menos 5 kg (disponível a partir de novembro)
  • difusor traseiro — menos 0,5 kg (já disponível)
  • bancos M Performance — menos 9 kg

A redução de lastro não se ficou por estes elementos em fibra de carbono. Também as jantes forjadas de 19″ M Performance Y-spoke 763M (disponibilidade prevista para este mês) representam uma redução de 6 kg relativamente às rodas de série, e vêm envolvidas em pneus semi-slick; os bancos traseiros M Performance, revestidos a Alcantara, reduzem o peso em 13 kg; e mais 14 kg foram dissipados com o recurso a uma bateria mais leve.

E o chassis?

Menos peso — onde se inclui as massas não suspensas —, e até um centro gravítico inferior, graças ao teto em carbono, seria de esperar um chassis igualmente otimizado. A M Performance Parts cobre essa necessidade com uma suspensão M Performance, composta por coilovers, reguláveis em compressão (12 níveis) e descompressão (16 níveis), reduzindo a distância ao solo em 20 mm.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Exclusividade, à lá concept

Se será possível, futuramente, adicionar todos estes componentes ao BMW M2 Competition, o que não deverá ser possível de ter é o nível de customização verificado ao nível da pintura e interiores do concept apresentado em Goodwood. O BMW M Performance Parts Concept apresenta-se com a cor Frozen Black, acentuada por elementos em dourado, aplicados via “wrap”.

O interior, revestido na quase totalidade por carbono e Alcantara, recebe igualmente tratamento diferenciado, mais uma vez acentuado por pormenores em dourado, onde se inclui o volante Pro, em Alcantara e pele.

Sabe esta resposta?
Qual o nome da plataforma que equipa o BMW Série 8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo BMW Série 8. O mais desportivo dos GT?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Novo BMW Série 8. O mais desportivo dos GT?