Notícias O que andam a BMW e a Jaguar Land Rover a fazer juntas?

Indústria

O que andam a BMW e a Jaguar Land Rover a fazer juntas?

A BMW uniu-se à Jaguar Land Rover e vão desenvolver juntas a próxima geração de tecnologias para automóveis elétricos das marcas de ambos os grupos.

Jaguar I-PACE

Eletrificação e contenção de custos. Estes são dois dos conceitos chave da indústria automóvel moderna e a verdade é que têm obrigado as marcas a procurar uma série de novas parcerias (algumas bem surpreendentes) para assegurar o primeiro e garantir que o segundo é cumprido.

A mais recente dessas parcerias envolve a BMW e a Jaguar Land Rover e tem como objetivo o desenvolvimento da próxima geração de motores, transmissões e sistemas eletrónicos usados por modelos elétricos.

O objetivo por detrás desta parceria é simples: reduzir custos. Tanto a BMW como a Jaguar Land Rover afirmam que vão conseguir poupar através do desenvolvimento partilhado, planeamento de produção e compra conjunta de componentes.

VÊ TAMBÉM: Mii electric manda para a reforma o Mii com motor de combustão

Nova parceria mas não a primeira

Segundo Klaus Froehlich, membro da direção da BMW, a parceria oferece “a oportunidade de responder de forma mais eficaz às necessidades dos clientes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e trazendo veículos e tecnologias de última geração mais rapidamente ao mercado”.

Já provámos que podemos construir carros elétricos de topo, mas agora precisamos de expandir a tecnologia para dar suporte à próxima geração de produtos da Jaguar e da Land Rover

Nick Rogers, diretor de engenharia da Jaguar Land Rover

Uma das principais tecnologias que vai ser desenvolvida em conjunto pela BMW e pela Jaguar Land Rover são os sistemas elétricos de propulsão (conhecidos como EDU), cuja produção estará a cargo das duas empresas e vai-se dividir entre o “Centro de Produção de Motores Jaguar Land Rover” em Wolverhampton e um lugar a divulgar mais tarde pela BMW.

Esta pode não ser a última parceria entre as duas empresas. Têm havido rumores sobre a Jaguar Land Rover recorrer aos V8 da BMW num futuro próximo, provavelmente com a próxima geração do Jaguar F-Type, reformando o 5.0 V8 Supercharged da marca britânica.

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava o Honda Crossroad?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda