Notícias BMW 1M Coupe à venda? Querido Pai Natal…

Leilão

BMW 1M Coupe à venda? Querido Pai Natal…

O BMW 1M Coupe assume-se como um dos M mais desejados, cada vez mais um objeto de culto, e os valores pedidos por ele refletem isso mesmo.

BMW 1M Coupe

Primeiro estranhou-se, depois entranhou-se e hoje é um dos BMW M mais desejados. Um mundo de distância quando conhecemos o BMW 1M Coupe em 2011 — críticas não lhe faltaram.

Não só era um dos primeiros M a prescindir de um motor naturalmente aspirado, como, para mal dos seus pecados, o motor turbo que o equipava nem sequer provinha da BMW M. Tratava-se de uma versão do N54, um motor partilhado com outros BMW mais “vulgares”.

Mas depois começaram a surgir os primeiros testes e estes revelavam que se tratava de uma compacta, musculada e “diabólica” máquina, com algumas arestas por limar, é certo, mas que lhe garantiam um forte caráter. Um clássico instantâneo, diziam alguns, o BMW M compacto que todos esperávamos, diziam outros.

VÊ TAMBÉM: Já testámos o BMW M2 CS. O que vale o “presente de despedida”?
BMW 1M Coupe

Agora, quase 10 anos após o seu lançamento — ainda longe de poder ser considerado oficialmente um clássico — vemos vários 1M Coupé a passar de mãos por valores que teimam em manter-se elevados.

Apenas 22 500 km

É o que podemos ver neste exemplar norte-americano do coupé alemão num angelical Alpine White. À venda no Bring a Trailer, o valor pedido não tem parado de subir, estando a, poucas horas do término do leilão, nos 62 mil dólares (praticamente 51 mil euros), em linha com outros à venda pelo mundo, incluindo em Portugal. É já um preço acima do que foi dado pelo seu primeiro proprietário quando novo: 54 085 dólares.

Esta unidade em específico é de 2011 e conta apenas com 14 mil milhas, pouco mais de 22 500 km. Em contraste com o branco da carroçaria temos um interior em pele negra Boston, com pespontos em laranja e apontamentos em Alcantara espalhados pelo interior.

Obviamente, por baixo do capô reside o “não-M” N54, ou seja, um seis cilindros em linha com 3,0 l de capacidade e dois turbocompressores. Garantia ao 1M Coupé 340 cv e 450 Nm de binário que eram enviados ao eixo traseiro via uma caixa manual de seis velocidades. Os 100 km/h eram atingidos em 4,9s e a velocidade máxima era de uns limitados 250 km/h.

Apesar da imagem de pugilista, não faltavam conveniências ao BMW 1M Coupe, como esta unidade demonstra: bancos de regulação elétrica e aquecidos, sistema áudio da Harman-Kardon, além dos mais habituais ar condicionado automático ou cruise control.

Uma tentação? Sem dúvida… Será que o velhote de barbas brancas e fato vermelho aceita pedidos de última hora?

Atualização a 23 de dezembro: este BMW 1M Coupe acabou por ser adquirido por 68 500 dólares, o mesmo que 56 173 euros!

Sabe esta resposta?
Com qual modelo o Volkswagen Passat B5 partilhava a sua plataforma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Passat. Vencedor do troféu Carro do Ano 1997 em Portugal