Bloodhound SSC: Anatomia do carro supersónico

Bloodhound SSC: Anatomia do carro supersónico

Se alguma vez se perguntaram como será a anatomia de um carro de supersónico, hoje trazemos-vos a resposta a essa questão. Um magnifico vídeo da anatomia do Bloodhound SSC.

Ao contrário do anterior carro, com o qual Andy Green quebrou o recorde de velocidade terrestre o Thrust SSC e que era impulsionado por duas turbinas a jato, o seu sucessor, o Bloodhound SSC, vem revolucionar totalmente o conceito, pois pela 1º vez vai estrear o conceito de Rocket Hibrido.

O Bloodhound SSC, impressiona-nos logo pelo seu motor V8 Cosworth, vindo diretamente da F1 e capaz de 18.000rpm, o qual não serve para mover o Bloodhound SSC, mas antes atua como gerador, para rodar a bomba de oxidação, em tudo semelhante a um compressor volumétrico do tipo centrífugo.

bloodhound

Como referimos anteriormente, o Bloodhound SSC é um Rocket Hibrido, ou seja o seu depósito de 963kg de peróxido de hidrogénio é bombado a alta pressão pela bomba de oxidação, movida pelo motor V8, transmitindo o fluxo ao difusor catalítico do rocket, transformando essa energia então na sua propulsão.

O Bloodhound SSC, será capaz de atingir velocidades na ordem dos 1600km/h. Um projeto sem dúvida supersónico e que espelha bem a ambição do piloto da Força Aérea Britânica, Andy Green.