Notícias Bentley Continental GT V8 S: Operação de charme com vitamina S

Bentley Continental GT V8 S: Operação de charme com vitamina S

Após o lançamento há um ano do Continental GT V8, a Bentley não se encostou à sombra e dotou o seu modelo de maior sucesso comercial com novos argumentos. O novo Bentley Continental GT V8 S é a prova disso mesmo.

Desde 2003 – data da aparição do Continental – o modelo inglês com sotaque alemão tem passado por diversos melhoramentos e está agora na sua fase mais madura. O luxo e a performance são agora, mais que nunca os seus principais argumentos.

O novo Bentley Continental GT V8 S completa a já larga diversidade do modelo, que pode ser adquirido tanto em coupé como na versão cabrio. Nesta nova versão o modelo foi alvo de diversos melhoramentos que passam por uma suspensão desportiva completamente revista o que permitiu tirar uns cm de altura ao Continental, a direcção também sofreu melhorias e conta agora com um “feeling” mais desportivo, para além da cosmética característica do V8 S, o motor conta uma nova «expressão vocal».

2014-Bentley-Continental-GT-V8-S-7

No plano mecânico, o impressionante V8 de 4 litros bi-turbo foi totalmente revisto e o Bentley Continental GT V8 S, conta agora com 528 cavalos às 6000rpm e um monstruoso binário de 680Nm, apenas às meras 1700rpm, o que faz do GT V8 S um dos carros com a maior reserva de potência do seu segmento. A caixa automática da ZF com 8 velocidades recebeu tratamento especial para lidar com a potência extra e o modo Sport foi revisto de forma a melhorar a resposta do motor e explorar melhor as altas rotações, combinando melhor precisão e rapidez entre passagens.

Depois destes números, não se poderia esperar menos da performance do Bentley Continental GT V8 S e o clássico arranque dos 0 aos 100km/h é cumprido em apenas 4,5s no coupé e 4,7s na versão cabrio. Com uma velocidade máxima de 309km/h, o cabrio perde apenas 1km/h face à versão «fechada».

As preocupações ambientais não ficaram esquecidas e num motor com esta dimensão de potência a Bentley conseguiu conter os consumos e emissões de CO2 para valores muito idênticos à versão do GT V8 com menos 21 cavalos, a autonomia do Bentley Continental GT V8 S atinge uns impressionantes 805km, fruto do seu depósito de dimensões faraónicas. Segundo a marca o Bentley Continental GT V8 S é capaz de consumos combinados de 10,6l/100km para o coupé e 10,9/100km para o cabrio, as emissões situam-se nos 246gr/km para o coupé e 254gr/km para o cabrio, valores que atiram o GT V8 S para o valor máximo de IUC no nosso país.

2014-Bentley-Continental-GT-V8-S-21

Os truques usados pela Bentley para conter tamanho apetite de gasolina do V8 S, incluem tecnologias como a desactivação de cilindros, ou seja em condições em que a potência máxima não está a ser utilizada o V8 passa a V4 sem perder todo o seu refinamento e assim que seja necessário, os oito cilindros tomam o controlo da situação de novo. Internamente o motor conta também com um novo sistema de injecção directa de alta pressão, todos os internos foram calibrados tendo em vista a redução de fricção e o GT V8 S, conta com recuperação de energia para o sistema eléctrico, por fim o pacote de 2 turbos, que foram totalmente revistos para melhor eficiência dos mesmos.

A suspensão mantém-se inalterada na sua estrutura mas o seu “setup” foi revisto e o V8 S é 10mm mais baixo, com molas mais firmes em 45% na frente e 33% na traseira, os casquilhos da suspensão também não foram esquecidos e são 70% mais firmes, enquanto as barras estabilizadoras endureceram em mais 54% face ao GT V8.

Uma das melhorias mais importantes diz respeito à diversão e prazer de condução, do GT V8 S e que passou por uma revisão exaustiva do Controlo eletrónico de estabilidade, que permite agora mais níveis de patinagem entre rodas a velocidades mais elevadas, com um restabelecimento mais rápido da potência após intervenção do mesmo.

2014-Bentley-Continental-GT-V8-S-19

O novo pacote aerodinâmico do Bentley Continental GT V8 S permitiu reduzir o efeito de perda de contacto das rodas da frente com o solo e melhorar a estabilidade geral a alta velocidade.

O interior continua com toda a exclusividade e personalização possível, tudo ao gosto do cliente.

Finalmente a derradeira proposta que os fãs da Bentley esperavam, um Continental GT mais barato, mas com um excelente nível de performance, uma proposta de sonho, que surpreendentemente também é capaz de consumos moderados.