Notícias Audi antecipa novo SUV elétrico em Genebra com o Q4 e-tron

Salão de Genebra 2019

Audi antecipa novo SUV elétrico em Genebra com o Q4 e-tron

Desenvolvido com base na plataforma MEB, o Audi Q4 e-tron deixa-se ver no Salão de Genebra 2019, antecipando o próximo SUV elétrico da Audi.

Audi Q4 e-tron
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Já o conhecíamos sob a forma de um teaser mas foi preciso esperar pelo Salão de Genebra 2019 para ficarmos a conhecer as formas finais do Audi Q4 e-tron, o protótipo da Audi que permite antever como será o novo SUV elétrico que a marca alemã planeia lançar no final de 2020.

Apresentado como sendo parte integrante de um plano de eletrificação da Audi no qual está previsto o lançamento de 12 modelos 100% elétricos até 2025, o Q4 e-tron é o primeiro Audi desenvolvido com base na plataforma modular para automóveis elétricos do Grupo Volkswagen, a MEB.

Com 4,59 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,61 m de altura, o Q4 e-tron é um pouco maior que o novo Q3, e apresenta um Cx de apenas 0,28.

Em termos estilísticos, o protótipo da Audi vai buscar inspiração ao e-tron, apresentando uma interpretação semelhante da grelha Singleframe e dos faróis dianteiros e traseiros. Já no interior, destaque para a habitabilidade e para o ecrã tátil de 12,3” do sistema de info-entretenimento.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Audi Q4 e-tron
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O Audi Q4 e-tron também é quattro

A equipar o Audi Q4 e-tron encontramos dois motores, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, garantindo tração integral sem haver uma ligação física, ou seja, eixo de transmissão entre os dois eixos.

O motor dianteiro debita 75 kW (102 cv) de potência e 150 Nm, já o traseiro oferece 150 kW (205 cv) e 310 Nm de binário, sendo que a potência combinada de ambos está nos 225 kW (306 cv). 

A Audi dá primazia ao eixo traseiro, pelo que maioritariamente, o Q4 e-tron recorre apenas a este para se deslocar, procurando maximizar a eficiência. O motor dianteiro entra em ação quando necessitamos de toda a performance disponível, ou pode atuar de forma preditiva, em condições de fraca aderência ou a curvar a velocidades elevadas, de modo a evitar sub ou sobreviragem.

Audi Q4 e-tron
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel