Notícias Zeekr 001 é o elétrico com o drift mais rápido do mundo

Arranque a Frio

Zeekr 001 é o elétrico com o drift mais rápido do mundo

Além do recorde para o drift mais rápido por um elétrico, o Zeekr 001 também bateu um recorde mundial em slalom.

Zeekr 001 em drift

Que melhor forma de dar a conhecer o seu primeiro modelo, o Zeekr 001, do que com a conquista de dois recordes mundiais para um elétrico?

A Zeekr nasceu em 2021 e é uma marca chinesa elétrica… premium e pertence à cada vez maior Geely, que também é dona da Volvo e da Lotus.

O seu primeiro modelo é o sugestivamente designado 001 e a Zeekr diz tratar-se de uma shooting brake, a primeira 100% elétrica.

VEJAM TAMBÉM: Recorde de piões consecutivos? O Porsche Taycan Cross Turismo conseguiu

Agora é também o elétrico mais rápido do mundo a fazer um drift, com a manobra a ser efetuada à impressionante velocidade de 207,996 km/h.

Não se ficou por aí e conquistou mais um recorde mundial ao fazer um slalom com 50 cones em apenas 49,05s. Ambos os recordes foram certificados pelo Guinness World Records.

A impulsionar o Zeekr 001 temos dois motores elétricos que entregam um total de 400 kW (544 cv) de potência e 700 Nm de binário, o suficiente para atingir os 100 km/h em apenas 3,8s.

Pode ter baterias de 86 kWh e 100 kWh e promete uma autonomia máxima de 606 km, mas no ciclo NEDC e não no mais exigente WLTP.

Por agora só se vende na China, mas a Zeekr quer expandir-se para a Europa já em 2023.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último Volvo a vir equipado com um V8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Último dos… Volvo com um motor V8
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Último dos… Volvo com um motor V8