Notícias A razão para os Skoda RS chamarem-se vRS no Reino Unido

Arranque a Frio

A razão para os Skoda RS chamarem-se vRS no Reino Unido

As versões mais desportivas dos Skoda chamam-se RS em todo o lado à excepção do Reino Unido. E é fácil de perceber o porquê.

emblema Octavia vRS
© Skoda

O uso da sigla RS na Skoda é mais antigo do que muitos imaginam e, tal como acontece nos outros construtores que a usam, as suas origens remontam à competição.

A Skoda estreou a sigla RS em 1974 nos seus carros de rali — o 130 RS, o “Porsche de Leste”, é o mais famoso —, mas só no ano 2000 chegaria a um modelo de produção, o Octavia RS.

Mas quando a Skoda se preparava para lançar o Octavia RS no Reino Unido, em 2001, teve de fazer uma pequena, mas importante alteração à sigla. E a culpa… é da Ford.

Ao que consta, a Ford UK ameaçou legalmente a Skoda sobre o uso da sigla RS. E se há marca a que associamos facilmente a sigla RS é à Ford. E ainda mais no Reino Unido, onde o culto dos Fast Fords tem nos RS o pináculo de reverência.

Ford Focus RS Mk1
© Ford Ford Focus RS Mk1.

A Ford, além disso, também preparava o lançamento do primeiro Focus RS (2002) e não queria que nada o ensombrasse, nem sequer por uma comparação descabida.

A Skoda, para evitar males maiores, decidiu adicionar a letra “V”, de Vitória, à sigla. E assim nasceram os Skoda vRS… só para os britânicos. Curiosamente, a preocupação da Ford britânica não se estendeu à Ford Europa.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.