Notícias Nissan restaura Micra “de doidos” com V6 em posição central

Arranque a Frio

Nissan restaura Micra “de doidos” com V6 em posição central

Não é comum restaurar protótipos, mas foi isso o que a Nissan fez com Micra 350SR (2002). Sim, é aquele com motor V6 em posição central traseira e 300 cv.

Nissan Micra 350SR - frente
© Nissan

A poucos dias da revelação do primeiro Nissan Micra exclusivamente elétrico, ressurge do passado o Micra 350SR, um «monstro» a combustão apresentado em 2002, por altura do lançamento da geração K12 — e uma forma de celebrar os sucessos da marca no BTCC.

A iniciativa veio da Nissan do Reino Unido e do RML Group que deram ao Micra 350SR uma nova pintura, faróis LED com luzes diurnas semicirculares que evocam o novo Nissan Micra, e um interior atualizado — veja a galeria abaixo.

Mas a estrela continua a ser o 3.5 V6 atmosférico montado em posição central traseira. Proveniente do SUV Murano, foi dado ao V6 os coletores de escape do 350Z, árvores de cames da Nismo, um novo sistema de admissão e uma ECU modificada.

A potência subiu dos 265 cv para os 300 cv e como têm de mover apenas 1200 kg, as prestações deste pequeno modelo com tração traseira têm de ser… «interessantes».

Este restauro assinala o 23.º aniversário do modelo que é também um número simbólico para a Nissan: “2” e “3” pronunciam-se, respetivamente, “ni” e “san” em japonês.

O Nissan Micra 350SR revisto estreou-se no SMMT Test Day de 2025, em Millbrook, o mesmo local onde foi originalmente testado.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.