Notícias Nem Model S Plaid nem Nevera. Protótipo elétrico de estudantes bate recorde 0-100 km/h

Arranque a Frio

Nem Model S Plaid nem Nevera. Protótipo elétrico de estudantes bate recorde 0-100 km/h

Esqueçam o Tesla Model S Plaid ou o Rimac Nevera. Este pequeno protótipo elétrico feito por estudantes conseguiu o recorde nos 0 aos 100 km/h.

GreenTeam E0711-11 EVO

Foram precisos apenas 1,461s para o pequeno protótipo elétrico da GreenTeam da Universidade de Estugarda, Alemanha, atingir os 100 km/h, batendo o recorde do mundo, certificado pelo Guinness World Records.

A equipa formada por 20 estudantes esteve um ano a desenvolver o pequeno elétrico E0711-11 EVO para atingir o recorde, que já tinha sido seu no passado — em 2012, com a marca de 2,681s.

Contudo, nos anos seguintes, as equipas neerlandesa e suíça que também participam na Fórmula Student, bateram o recorde, respetivamente, em 2015 e 2016, fixando-o nos 1,513s.

LEIAM TAMBÉM: EQS SUV. Já testámos o SUV elétrico mais exclusivo da Mercedes-Benz

Uma primeira tentativa da GreenTeam, este ano, culminou com uma perda de controlo e colisão contra uma barreira de pneus, felizmente, sem ferimentos para o piloto.

Na segunda tentativa, depois de reparado, problemas técnicos impediram o E0711-11 EVO de bater o recorde. Desta vez, correu tudo como planeado.

O pequeno elétrico pesa menos de 145 kg graças a uma construção em fibra de carbono e recorre a quatro motores elétricos (um por roda), desenvolvidos pela própria universidade, debitando uma potência máxima de 180 kW (245 cv).

Equipa GreenTeam da universidade de estugarda, com o veículo
A equipa de estudantes que desenvolveu o E0711-11 EVO e obteve o recorde. © Maximilian Partenfelder/GreenTeam

O recorde da GreenTeam foi conseguido a 23 de setembro de 2022 (certificado a 6 de outubro), na pista de testes da Bosch em Baden-Württemberg.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último Lamborghini a combinar o V12 com caixa manual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

“Apanhámos” o futuro superdesportivo V6 híbrido da Ferrari