Notícias Não estão a ver mal, é um Jimny com o símbolo da Mazda

Arranque a Frio

Não estão a ver mal, é um Jimny com o símbolo da Mazda

O Jimny dispensa apresentações, estando para a Suzuki como o MX-5 está para a Mazda. Então, como é que surge um símbolo Mazda na frente do Suzuki Jimny?

Mazda AZ-Offroad

Como já devem ter adivinhado, este Suzuki Jimny com símbolo Mazda trata-se de mais um caso de badge engineering, uma prática quase tão antiga como o próprio automóvel. Denominado Mazda AZ-Offroad, o irmão do Jimny foi o último modelo da curta história da Autozam — daí a denominação AZ.

A Autozam foi uma marca criada em 1989 pela Mazda, especializada em automóveis compactos e kei cars, os mini-carros japoneses, mas que terminaria em 1998, precisamente o ano de introdução do AZ-Offroad, consequência do rebentar da bolha económica no Japão em 1991.

Antes do AZ-Offroad, outros kei cars da Suzuki foram vendidos com símbolo Autozam. Com o fechar de portas da marca, os modelos que restavam, o AZ-Offroad e o AZ-Wagon (rebadge do Suzuki Wagon R), já ostentam o símbolo Mazda.

Sendo o Mazda AZ-Offroad um kei car, as dimensões exteriores estão regulamentadas, assim como a sua motorização, um três cilindros em linha com 660 cm3, turbo, e 64 cv. O pequeno todo o terreno manteve-se em comercialização até 2014.

VÊ TAMBÉM: Quantos Suzuki Jimny são precisos para puxar um G 63?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade do motor turbo do Suzuki Swift Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzimos o novo Suzuki Swift Sport… agora com turbo